Debate na Assembléia discute enfrentamento às drogas

Platéia era composta por representantes de organizações
Na manhã desta segunda-feira, 14, diversas organizações da sociedade civil reuniram-se em audiência pública na Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese) para discutir medidas de enfrentamento ao uso de drogas pro crianças e adolescentes. A iniciativa para o debate partiu da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe (Frente DCA/SE).

A presidente da DCA, deputada Ana Lúcia (PT), disse que o evento teve como propósito fazer com que o Parlamento paute a sociedade de forma urgente e, assim, provocando mudanças. “A questão das drogas ainda é um tema atual e, hoje, deixou de atingir apenas adolescentes para chegar às crianças também”, conta.

Márcia Totugui, do Ministério da Saúde, e a deputada Ana Lúcia (PT)
Segundo a deputada, esta é a primeira audiência promovida com a participação da sociedade civil para articular uma rede de atenção, na perspectiva de atender às medidas de combate aos entorpecentes. “A questão fundamental para a saída das drogas vem de uma rede: educação, saúde, esporte, etc. Temos que trabalhar juntos medidas que previnam e evitem o acesso à elas e principalmente ao álcool, que é a porta de entrada”, explicou.

O deputado federal Iran Barbosa (PT), da Frente Parlamentar em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, disse que é indispensável a cobrança da sociedade por medidas que visem fortalecer o enfrentamento às drogas. Para ele, a questão deveria ser priorizada, principalmente, pelos parlamentares em suas emendas. “Precisamos pensar nas mudanças do ritmo de investimentos. A luta pela educação, pela saúde e pela cultura também é uma alternativa a vencer esse desafio”, alertou.

Debate ressaltou a importância do combate ao uso de drogas
O debate contou, ainda, com a presença da coordenadora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Márcia Totugui, que fez um panorama geral das políticas públicas implementadas pelo órgão. A mesa foi composta, ainda, pela procuradora do Ministério Público Estadual, Conceição Barreto, pela coordenadora da Infância do Tribunal de Justiça (TJ/SE), e por representantes do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).




Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais