Henri Clay faz balanço de gestão

Henri Clay destaca papel do Palácio da Cidadania
Nesta sexta-feira, 18,  a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe (OAB/SE) inaugura o Palácio da Cidadania, que a partir de agora abrigará a nova sede da instituição. O Palácio está instalado em um imóvel localizado à avenida Ivo do Prado, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural. O prédio foi restaurado e será entregue logo mais à noite numa solenidade festiva que contará com a presença do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, e do presidente da OAB no Rio de Janeiro, Wadih Damous. A aquisição e reforma do prédio histórico foi uma das ações da gestão do advogado Henri Clay Andrade à frente da instituição. Em janeiro ele deixa o comando da Ordem após seis anos de administração. Para falar um pouco da nova sede e da sucessão, o Portal Infonet entrevistou o atual presidente da OAB/SE. Confira.

Portal Infonet – Como funcionará o Palácio da Cidadania e o que trará de novo para a sociedade?
Henri Clay – O Palácio da Cidadania vai funcionar como sede administrativa da Ordem.  Todos os diretores da OAB e o Tribunal de Ética irão atender no Palácio. Há ainda a previsão de se implantar, ainda no primeiro semestre de 2010, o Memorial da OAB e o Café Cultura, um ponto cultural que uma vez por semana trará apresentações artísticas, como lançamento de livros, declamação de poesias e exposição de quadros.

Infonet
O que foi feito em prol dos advogados e da sociedade nesses seis anos em que o senhor esteve na presidência da OAB?

Henri Clay – As prioridades desta gestão atenderam a duas finalidades importantes da OAB: atender aos interesses próprios da advocacia e defender a cidadania, os diretos humanos e a justiça social. Nós atuamos nessas duas frentes de ação, promovendo forte inserção social e combatendo, opinando e sugerindo sobre todos os fatos sociais relevantes de Sergipe. Para os advogados, nós implantamos o melhor sistema de previdência complementar privada do país, a OABPrev, e possibilitamos aos profissionais o acesso gratuito a todas às intimações, em qualquer lugar do país, através de e-mail. Do ponto de vista material, construímos diversas obras em benefício dos advogados. Posso nominar que estamos terminando a nossa gestão com duas sedes próprias da OAB em Aracaju. Nossa intenção é construir mais sedes no interior do estado e descentralizar a administração, atendendo de forma imediata aos interesses dos advogados que militam no interior. Também será inaugurada, na antiga sede da OAB, a nova sede da Caase (Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe) e a Escola Superior de Advogacia. Por fim, estamos com um projeto de fazer o Memorial da OAB, que resgatará o valor histórico do casarão [nova sede da OAB] e da Ordem. Provavelmente esse será um compromisso finalizado na próxima gestão. Essas são as ações apenas dos últimos três anos, que corresponde ao meu 2º mandato.

Henri Clay está à frente da instituição há seis anos
Infonet – O mesmo grupo está na frente da OAB há 10 anos e irá continuar por mais três. Isso não limita os trabalhos da Ordem?
HC – O grupo da situação vem ganhando há mais de dez anos, mas não é necessariamente composto pelos menos integrantes. Eu, por exemplo, já fui conselheiro seccional na gestão de Manuel Cruz, que hoje é oposição. A situação em Sergipe sempre passa por um processo de renovação, tanto que 34 dos 58 integrantes da chapa que irá administrar a OAB na próxima gestão são advogados que nunca participaram da OAB enquanto dirigentes.

InfonetA Ordem fala muito da defesa de um estado democrático. O que seria isso na prática?
HC – A OAB é uma instituição mantida exclusivamente pelos advogados, cujos dirigentes exercem os cargos de forma voluntária a fim de atender os interesses não só da classe, mas também da sociedade. A advocacia brasileira é diferente da advocacia de outras partes do mundo porque tem uma responsabilidade social muito aguçada. A OAB segue essa responsabilidade e assume compromissos que deveriam ser de órgãos públicos como o Ministério Público. Nós fazemos isso de forma gratuita e ajuizamos diversas ações em defesa da democracia brasileira.

Ele afirma que não será candidato nas eleiçoes de 2010
Infonet – Como a OAB pode ajudar em processos de corrupção e cassação de políticos?
HC – Por enquanto, não temos legitimidade para atuar no processo eleitoral porque a legislação brasileira não permite. É uma decisão anacrônica e deve ser mudada.

Infonet – Como um cidadão comum pode ser beneficiado com os serviços da OAB?
HC – A OAB fiscaliza o serviço prestado pelos advogados e pune os profissionais que infringem o código de ética. Além disso, a OAB possui respaldo institucional para ajudar as pessoas que sintam que os seus direitos como cidadão foram violados.

Infonet – O senhor será candidato nas próximas eleições?
HC – Não, não sou filiado a nenhum partido e nem posso me candidatar porque o prazo para a filiação já passou.

Infonet – Quando será a posse do próximo presidente?
HC – A posse oficial de Carlos Augusto Monteiro será no dia 1ª de janeiro e a posse festiva será no dia 18 de janeiro. O evento contará com a presença do presidente nacional atual e o presidente que assumirá em 2010, Ophir Cavalcante Jr.

Por Carla Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais