É temporada de forró em Sergipe. Foto: Sílvio Oliveira |
O trio de pé de serra está a postos. A Orquestra Sanfônica dita o ritmo junto com Clemilda e o um time de estrelados forrozeiros. No compasso do arrasta-pé, do xaxado, do rala-rala e do baião, Aracaju se prepara para receber os esperados 100 mil visitantes por noite na terceira maior e mais significativa festa junina do país: o Forró Caju.
A programação do evento foi oficialmente lançada no dia 20 de maio e acontecerá no período de 17 a 29 de junho. Serão mais de R$ 5 milhões investidos em parceria com a iniciativa privada, contando com 117 atrações sergipanas e cantores nacionais. Como não havia de ser diferente, Clemilda e a Orquestra Sanfônica, junto com Flávio José e Aviões do Forró, darão as boas-vindas no palco Luiz Gonzaga no primeiro dia de festejos. Haverá também o palco Gerson Filho e um arraial no centro da festança. Veja programação completa.
Marinete do Forró – Música e passeio turístico
A Marinete do Forró proporciona um passeio no mais autêntico clima junino. A partir do 15 de junho até o dia 29 os turistas que quiserem circularão pelos principais pontos turísticos de Aracaju num ônibus tipo jardineira, embalado ao
Marinete do Forró percorrerá pontos turísticos. Foto: Emsetur |
som de um trio de pé de serra. O transporte parte dos principais hotéis da orla da Atalaia e deve circular pela cidade num passeio de mais de 1h30.
Fórum do Forró – Pesquisa e resgate da tradição
Festejos juninos não são só arrasta-pé em Sergipe. O Fórum do Forró entra na 10ª edição homenageando o compositor Zé Dantas e Jossa “O Vaqueiro do Sertão”. O clima científico toma conta do evento que acontece de 1º a 3 de junho no Centro de Convenções de Sergipe. Pesquisadores lembrarão a vida dos ícones da tradição nordestina na capital sergipana. A entrada é franca e a programação ainda conta com palestras e exibições de filmes e documentários.
Barco do Forró – Previsão de novidade
A previsão é que aconteça a partir de 05 de junho quando dois catamarãs farão uma programação diferenciada pelos rios Sergipe e Vaza Barris. Os turistas passearão por região de manguezais e terão uma bela vista panorâmica de Aracaju ao som do pé de serra, em ambiente caracteristicamente nordestino e com casais ensinando passos de forró. O
Arraial do Povo poderá sofrer mudanças. Foto: Emsetur |
passeio partirá do atracadouro do antigo Crase e percorrerá a região da Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova e bairro Industrial. Um outro passeio seguirá da orlinha do Mosqueiro.
Arraiá do Povo – Vila nordestina
Na praia da orla da Atalaia, o Arraiá do Povo encena uma vila tipicamente nordestina e milhares de turistas poderão conferir a culinária, os folguedos e grupos folclóricos e muito arrasta-pé. O Governo de Sergipe ainda não tem previsão se vai acontecer nos mesmos moldes dos últimos anos. A intenção é que diminua a quantidade de shows e dias e só aconteça o espaço da vila.
Rua de São João e Centro de Criatividade
O tradicional Forró do Arranca Unha no Centro de Criatividade voltará à tona com o concurso de quadrilha e forró durante todo o período junino. A rua de São João é tradição há mais de 80 anos, mas vem perdendo peso por falta de incentivo. O que antes era atração durante todo o mês de junho e reunia milhares de forrozeiros ávidos por um arrasta-pé e o mais tradicional concurso de quadrilha do Estado, perde força para os grandes
Erivaldo de Carira e Joseana de Josa são estrelas dos festejos juninos. Foto: Silvio Oliveira |
eventos de multidões.
A dica é resgatá-lo como ponto de concentração das tradições juninas do Estado, envolvendo quadrilhas juninas e comidas típicas. Por que não uma encenação de uma pequena vila nordestina? Fica bem próximo do Forró Caju à noite e pelo dia poderia ser passagem da Marinete do Forró depois de os turistas conhecerem a Colina do Santo Antônio, haja vista que o local é o berço dos festejos juninos de Aracaju.
Programação tem para todos os gostos. As bandeirinhas começam a colorir as avenidas e ruas da cidade. O aeroporto, bares e restaurantes já ecoam o velho e bom forró de pé de serra. Só falta você no melhor São João do país.
Na Bagagem
Irma Dulce e o turismo religioso em São Cristóvão
Salvador (BA) já começou a movimentar estratégias para melhorar o turismo religioso com foco na beatificação de Irma Dulce. São Cristóvão (SE) bem que poderia alavancar uma campanha de marketing, pois Irma Dulce começou sua vida religiosa na cidade. Vale lembrar que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) indica que o turismo religioso movimenta 8,1 milhões de viagens realizadas dentro do país anualmente.
Agências premiadas
Aerotur, Cacilda Viagens, CMR Operadora, Flytour e Turise Operadora são as agências sergipanas premiadas no Top TAM Nordeste 2011. O evento aconteceu na Praia do Forte e foram premiadas 79 agências de viagem do Nordeste.
Rio de Janeiro e o “turismo colorido”
O Rio de Janeiro passou a investir pesado para atrair a galera LGBT. Considerado um dos melhores destino gay do mundo, os 570 guardas municipais passam por um curso de formação para receber turistas e o poder municipal está mobilizado com um conjunto de políticas públicas no combate à homofobia, com distribuição de cartazes, palestras e capacitação dos profissionais que atuam nos pontos de atendimento aos turistas.
BNT Mercosul
A 17ª Bolsa de Negócios Turísticos 2011 inicia hoje no Beto Carreiro World em Balneário da Penha (SC). Mais de 5 mil participantes são esperados por dia no evento. A novidade para a imprensa deste ano é a realização da coletiva com 10 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 e o lançamento da nova atração do parque, o show “Sonho de Cowboy”.
Passaporte
Roma – Passeio pela margem do Rio Tibre
Basílica de São Pedro – Vaticano, ao fundo. Foto: Sílvio Oliveira |
Não é por menos que Roma é uma das cidades mais visitadas do mundo. Basta um passeio pela margem do rio Tibre para perceber o quanto a cidade é encantadora. Monumentos por todos os lados, prédios seculares e história impressionam, outorgando-lhe o título de Cidade Museu a céu aberto. Cortada por pontes seculares ornadas por estátuas de famosos artistas, a ponte Sant’Angelo dar acesso ao Castelo do mesmo nome onde está sepultado o corpo do imperador Adriano.
Por ela passam milhares de turistas na busca de conhecer o castelo e chegar ao Vaticano. Mas Roma possui mais de 15 pontes consideradas antigas e dezenas dela mais modernas que cortam o rio Tibre e ligam os bairros romanos. Uma delas acessa o bairro boêmio Trastevere. Vale a pena passear pelas margens do rio Tibre.
Contato: silviooliveira@infonet.com.br