Pontos turísticos ao ritmo do forró. Foto Silvio Oliveira |
É chegada à hora do embarque e o frenesi dos turistas começa a ganhar fôlego quando o primeiro acorde da sanfona chora como criança desgarrada. O triângulo trilinca e a zabumba batuca. O trio de pé de serra está a postos e o ritmo ganha compasso nas primeiras cantorias que fazem com que um casal vestindo roupas juninas tome o centro da embarcação no ritimo do arrasta-pé.
O Barco do Forró toma seu rumo com a tripulação embarcada e abre espaço nas águas do rio Sergipe. A novidade tem atraído turistas e sergipanos que querem conhecer um pouco da cultura dos sergipanos em embarcações com total infraestrutura. Mas não é só isso. O catamarã ganhou bandeirolas, enfeites juninos e muita alegria durante um percurso que dura três horas.
Nos primeiros minutos, o trio de pé de serra mostra pra que veio, enquanto é servido um manjar nordestino composto por pamonha, pé de moleque, beijo molhado, milho cozido, canjica, bolo de puba e de milho, além daquele drinque especial ou um suco de frutas da época.
Ninguém resiste ao arrasta pé. Foto Silvio Oliveira |
Enquanto uns turistas se esbaldam no arrasta-pé, outros mais contemplativos clicam a vista panorâmica da cidade e os manguezais. Do roteiro do rio Sergipe vê-se os prédios da avenida Beira Mar até chegar a Ponte do Imperador, o prédio do Estado de Sergipe e o pôr do sol já chegando nos mercados centrais. A vista da ponte construtor João Alves enche os olhos de surpresa, mas é chegada a hora de atravessar o rio para a parada no município de Barra dos Coqueiros.
O grupo de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) dá as boas-vindas com uma contagiante batucada ao ritmo afro. O doce de coco (cocada) é vendido em uma barraquinha bem no meio da orla. Depois de apreciar a movimentação, os tripulantes embarcam novamente, já no cair da noite. A ponte João Alves mais uma vez atrai os olhares por conta da iluminação e não tem quem não curta a vista da Barra dos Coqueiros iluminada e dos mercados centrais em Aracaju.
Passam-se minutos num cadenciado ritmo do forró e ninguém quer parar. Os flashes das máquinas fotografias não param e a recordação do dia vira documento. A mente registra também os momentos de descontração e alegria, numa uníssona união entre cultura e lazer. O Barco do Forró é uma novidade que agrada.
Dicas de viagem
Clicar as belezas é propagandear. Foto: Silvio Oliveira |
O Barco do Forró é um projeto desenvolvido entre a Secretaria de Estado do Turismo, Prefeitura de Barra dos Coqueiros, Funcaju, Banese e Nozestur no período de 09 a 29 de junho, com previsão de continuar até julho.
A embarcação é tipicamente turística e segura, com tripulação máxima girando em torno de 50 pessoas. As saídas partem do píer do Crase, na avenida Beira Mar (saída às 16h), e na orla Pôr do Sol, Mosqueiro (saídas às 9h e 14h).
Os interessados deverão procurar uma agência de viagem e custa R$ 25. Maiores informações (79) 3179 1979.
Registros
|
|
||||
|
|
||||
Fotos: Silvio Oliveira
Na Bagagem
Aracaju/Salvador/Aracaju em horário comercial
A empresa Avianca anuncia que os sergipanos poderão ir e voltar a Salvador no mesmo dia em horários que agora serão acessíveis comercialmente. As saídas do Aeroporto Santa Maria (AJU) estão previstas para às 7h24, chegando à capital baiana (SSA) às 8h09. Este mesmo voo seguirá para Brasília (BSB), com chegada às 9h02min. Já para a volta, o voo saíra de BSB às 20h, com escala em Salvador às 22h32min, chegando a Aracaju às 23h. Com isso, o passageiro poderá ir e voltar para Brasília e Salvador no mesmo dia, em horário comercial.
Rio de Janeiro para os cariocas
Um projeto interessante denominado “Carioquinha” tem oferecido descontos em hotéis, atrações culturais e restaurantes credenciados para que moradores ou nascidos no Rio de Janeiro aproveitem a capital fluminense. Para obter os benefícios bastam comprovar que é carioca, apresentando a carteira de identidade. No caso dos moradores, é preciso apresentar também um comprovante de residência. O objetivo da ação é aproximar o cidadão carioca de sua cidade, fazendo com que ele vivencie as potencialidades turísticas do Rio e, assim, passe a valorizá-las, tornando-se um agente divulgador de sua própria cidade.
“Friendly LGBT. Pernambuco Simpatiza com Você”
É o projeto desenvolvido pelo Recife Convention & Visitors Bureau, a Empetur e a Secretaria de Turismo do Recife como estratégia para projetar Pernambuco como destino GLS. Capacitação da mão de obra local para bem receber o turista gay e promoção do destino estão entre as próximas ações, além de uma Guia da Diversidade, da promoção do destino em um evento de São Paulo e atendimento ao turista gay.
16ª Forrorejo
O tradicional forró da Fabíola Teixeira acontece no dia 02 de julho, na rodovia dos Náufragos, nº 8.065 e pretende reunir a galera desconstruída de SE, BA, AL e PE. Os ingressos são limitados e estarão a venda partir do dia 21 de junho ao preço de R$ 25,00 (antecipado) e 30,00 na bilheteria do Forró.
Passaporte
Curiosidades sobre a Holanda
Canais e arquitetura própria em Amsterdam. Foto: Silvio Oliveira |
Fui a Amsterdam é março do ano em curso e não demorou muito para me apaixonar pela cidade. Cidade tolerante, mas não tão liberal, é um orgulho para os holandeses. Visitar Amsterdam é uma surpresa a cada esquina. Para quem quer conhecer mais a fundo, veja as dicas do Daniducs, um brasileiro que mora na cidade e também apaixonado pelo país: www.ducsamsterdam.net
O internauta encontrará além de curiosidades e detalhes, roteiros, melhores restaurantes e bares, cervejarias, fotografias, vida noturna passeios pelos canais, guia do erotismo, história, erros que os brasileiros cometem ao visitar a cidade, ou seja, tudo que um bom morador brasileiro sabe sobre Amsterdam e o que viajante deve saber. Clique. Veja matéria completa sobre Amsterdam
Contato: silviooliveira@infonet.com.br