Aves silvestres são encontradas em cativeiro ilegal em Maruim

A apreensão foi feita em Maruim (Foto: Adema)

Na manhã desta sexta-feira, 27, a equipe de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), em uma ação conjunta com o Pelotão Ambiental da Polícia Militar, apreendeu 25 aves silvestres em um cativeiro ilegal no município de Maruim.

Com esta operação de hoje, subiu para 114 o número de animais silvestres resgatados e devolvidos à natureza.

De acordo com o veterinário, Daniel Allievi, as aves estavam em situação insalubre e, pelas características físicas, tinham sido retiradas da natureza há pouco tempo. “Os moradores confirmaram a nossa equipe que os pássaros foram capturados nos últimos dois meses. Apesar de o proprietário negar que comercializava as espécies, ele mesmo confessou que sempre renova o número e tipos de aves em casa”, explica.

Esta rotatividade admitida pelo criador, segundo Allievi, levanta a possibilidade de algum tipo de negociação com essas aves. “O criador nos informou que já havia sido denunciado antes e que teve outros pássaros apreendidos. Ele tinha ciência da irregularidade, mas voltou a cometer a mesma infração”, pontua.

Além de ter os pássaros apreendidos, o criador vai ser autuado administrativamente e responderá, novamente, por infração ambiental.

Espécies capturadas

Os pássaros apreendidos foram identificados como: dois papinhas, quatro assanhaços, dois canários da terra, dois caboclinhos, três cabeças, três bigode, três papa-capins, um coleirinho, três sabiás, um corrupião e um azulão fêmea.

Após captura, todos os pássaros foram examinados pelo veterinário da Adema e, por não apresentarem nenhum problema motor e de saúde, foram soltos numa área de reserva.

Fonte: Adema

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais