Cerca de 300 pacientes aguardam por cirurgias cardiovasculares

Wagner Andrade, Francisco Lima Jr. e Darcy Tavares em fiscalização do MPE no Huse (Foto: Portal Infonet)

O Ministério Público Estadual (MPE) visitou o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), na manhã desta terça-feira, 31, para verificar a situação dos pacientes que aguardam ser encaminhados para fazer cirurgias do coração no Hospital de Cirurgia.

São três pessoas esperando pela transferência: dois em um quadro mais delicado e uma paciente mais estável, que poderá entrar na fila de eletivas, mas está hospitalizada por conta de uma infecção. O Hospital Cirurgia suspendeu as cirurgias cardiotorácicas no dia 19 de junho.

O promotor de saúde do MPE, Francisco Lima Jr. aproveitou também para visitar outros setores, como as alas azul, verde e vermelha, além do setor de nefrologia. “Minha intenção era verificar o impacto do fechamento lá no atendimento aqui no Huse. Visitei todos os pacientes cardiovasculares, e vi que não haveria sobrecarga nesse sentido. São pacientes que merecem assistência e aí parte do Estado que é titular do serviço e contratante do Hospital de Cirurgia tratar de uma estratégia para tratar a demanda reprimida sem prejuízos dos casos que chegam diariamente”.

Lima Jr. revelou que a fila de cirurgias cardiovasculares possui cerca de 300 pessoas em espera, e que o Hospital de Cirurgia tem capacidade de realizar 40 procedimentos deste tipo a cada mês.

Darcy Tavares, superintendente do Huse, falou sobre os prejuízos da paralisação do serviço no HC. “A unidade cardiológica do Cirurgia lógico que impacta aqui. São o hospital de referência. O que eu soube hoje é que a partir de amanhã provavelmente a UTI estará liberada. Se  assim for, teremos o problema resolvido. Temos três pacientes internados aqui, aguardando o procedimento cirúrgico”.

Ainda sem procedimentos

Na semana passada, na oportunidade em que os vereadores da CPI da saúde visitaram o Hospital de Cirurgia, foi anunciado pela entidade filantrópica que as cirurgias cardiotorácicas seriam retomadas na última segunda-feira, 30. No entanto, os serviços ainda não foram disponibilizados, e a versão oficial, encaminhada pela assessoria de Comunicação, é de que a direção tenta se reorganizar com as equipes médicas para retomar os procedimentos.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais