Fará de tudo para ser presidente

O Brasil inteiro sabe que o Sr. Henrique Meirelles, ex-Ministro da Fazenda e concorrendo agora à Presidência da República pelo MDB, é um milionário, dono de uma fortuna calculada em 500 milhões de reais. Como não chega a ser exatamente um sujeito simpático, Meirelles desfalcou suas economias em 45 milhões de reais para fazer doação à sua própria campanha. Mesmo que, por um extraordinário golpe de sorte, seja eleito, dificilmente vai recuperar a quantia empregada. O salário bruto do Presidente da República é de R$ 30,9 mil mensais. Seriam precisos exatos 30 mandatos – ou cento e vinte anos – para recuperar essa grana, sem juros ou correção monetária. Não resta dúvida que é uma vontade muito grande de ser Presidente só para polir a sua biografia. Seja como fôr, esta é uma operação muito suspeita. Talvez se contem nos dedos os brasileiros que se arriscariam a fazer uma operação semelhante só para ter no currículo o cargo de Presidente da República. Meirelles já ocupou a presidência de um grande banco norte-americano e serviu a dois governos no Brasil: os de Lula e Dilma. No governo Temer, tinha interlocução fácil com o presidente mas este relutou até em apoiá-lo ona sua campanha a presidente, a despeito de ser o candidato do seu partido. Mas, até agora Henrique Meirelles patina entre o quinto e o sexto lugar na lista dos treze presidenciáveis.

Um incêndio daqueles vai destruir tudo…

Que Deus nos livre que se repita aqui o incêndio que consumiu até o último pedaço do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro. É que não sobaria pedaço de nada do que estivesse no incêndio. Primeiro porque não temos um Corpo de Bombeiro preparado para combater fogueiras enormes como a que devastou o Museu carioca. Segundo, porque os nossos museus e casas históricas são precários em segurança. Tomemos como exemplo, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Quem circula por lá mal vê, por exemplo, extintores de incêndios. O madeirame é velho e se entregaria facilmente ao fogo. Terceiro, há uma preciosidade de jornais velhos em seus porões, material de combustão fácil. ?Quer saber de uma coisa? Não vamos pensar nisso. É só pedir a Deus que proteja o Instituto Histórico de alguma tragédia.

Ninguém acredita mais em pesquisas

Quase todos os dias os noticiários de televisão anunciam, até com estardalhaço, o resultado de uma nova pesquisa para Presidente da República ou Governadores de Estados. É sempre uma surpresa atrás da outra, seguida de comentários incrédulos: “alguém acredita nisso aí?” Pois é, nem eu. Já estou acostumado com essas pesquisas. Por isso que nem tenho interesse mais em acompanhá-las. Por isso sigo a orientação de um amigo que chegou a dirigir um “instituto de pesquisa”. Somente na última pesquisa antes das eleições, esses institutos julgam-se no direito de divulgar as pesquisas certas. Nos restantes das vezes, são divulgadas pesquisas que satisfazem os clientes do dia, isto é, de quem pagou mais e mais rápido…

Crédito imobiliário tem juros reduzidos

Na última sexta-feira, a Caixa Econômica Federal anunciou a redução de 0,75% das taxas de juros do crédito imobiliário para aquisição de imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário desde que o valor da avaliação do imóvel seja de até R$ 1,5 milhão. As taxas mínimas passarão de 9,5% para 8,75% ao ano. As novas taxas começam a valer a partir do próximo dia 24. De acordo com o Presidente da Caixa, Sr Nelson Antônio de Souza, a redução das taxas de juros facilitam ainda o mais o acesso à csa própria e antecipa as condições negociais da Resoluição 4.676 do Conselho Monetárioo Nacional. Anunciou que a partir de noembroa Caixa oferecerá um novo serviço de avaliações de Imóveis, disponibilizando laudo diretamente para pessoas físicas e jurídicas. O Caixa Avalia é a plataforma que vi permitir a venda de avaliações pelo site da Caixa. Em abril a Caixa reduziu emk até 1,25% as taxas de juros do crédito imobiliário para operar com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Em julho, a Caixa reduziu em média de um a dois pontos percentuais ao ano as taxas do crédito imobiliário para pessoa jurídica. Em agosto, promoveu uma redução de até 0,5 % nas taxas de juros do crédito imobiliário para operações com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. O limite de cota de financiamento de imóveis usados por pessoa física também subiu de 70pp para 80%.

Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de Aracaju promoverá, de amanhã, 18, a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito, com ações que visam o envolvimento direto da sociedade e a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade urbana. A Semana Nacional de Trânsito é coordenada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e as ações serõ desenvolvidas em todo s os Estados brasileiros. Em Sergipe, a SNT é coordenada pela SMTT, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e o Detran. As ações da SNT 2018, promovidas em Aracaju, enolvem conversas com estudantes, ações educativas em grandes estabelecimentos da cidade, palestras para condutores e pedestres, destaque para o respeito às leis de trânsito, atividades para pessoas com deficiência e o Passeio Ciclístico da Primavera, que acontecerá no dia 23, a partir das 7h da manhã, saindo da Colina do Santo Antônio.

Sessão solene da Academia

Para comemorar o seu terceiro ano de instalação, a Academia de Letras de Aracaju realiza no dia 19, depois de amanhã, portanto, sessão solene no auditório da Sociedade Semear, oportunidade em que serão prestadas homenagens diversas. Haverá posse dos acadêmicos beneméritos Estácio Bahia Guimarães e Luiz Fernando Ribeiro. Concessão do diploma do Mérito Cultural Santo Souza ao professor Ricardo Nascimento Abreu, Chefe do Departamento de Letras Vernáculas da UFS e ao músico e produtor cultural Irineu Fontes, Superintendente Executivo da Secretriqa de Cultura. Serão homenageadas com o diploma do Mérito Cultural Santo Souza as seguintes instituições: Sociedade Semear, Associação Sergipana de Imprensa, Grupo Imbuaça e Academia Sergipana de Letras.

Duas grandes perdas

Sergipe ficou menor na semana que passou com a morte de duas pessoas ilustres: Tia Ruth Winne, fundadora e ainda dirigente da Avosos e o professor Fernando Lins, irmão de dois nomes fantásticos da cultura sergipana: o teatrólogo Jorge Lins e o fotografo Lineu Lins.

Política com insultos não dá certo

Depois de fazer política associado a todos os políticos sergipanos que agora renega, o Senador Antônio Carlos Valadares, por três mandatos, em busca de um quarto mandato nas próximas eleições, tornou-se teimoso (ele quer por que quer fazer do filho, Valadares Filho, governador do Estado, independente do fato que o filho nunca trabalhou na vida e é ainda muito jovem para as funções) deu agora poara criticar e ofender seus ex-aliados. Nunca é tarde, mas a Justiça determinou que ele retire do seu twitter, as mensagens ofensivas a Belivaldo Chagas (que no início de sua vida profissional foi “burro de carga” do Senador, ou ele não se lembra disso?),e a Jackson Barreto. Esper-se que o seu sucessor, Valadares Filho, não seja tão “valente” assim ao fazer política daqui prá frente. Chega, Senador Valadares, de querer ofender todo mundo e Sua Excelência ser o mais imponente dos políticos. Arre!….

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais