“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Mais uma vez fazem uso indevido do nome de Marcelo Déda.
Mais respeito ao sobrenome Déda. Mais respeito à família que ainda, e sempre, sofre com a ausência de um homem que foi mais do que um político: se para o povo era o Déda, na intimidade foi o filho, o pai, o irmão, o tio, companheiro. Invadir a intimidade em nome de uma campanha eleitoral e recorrer à sua memória apenas para conseguir voto é um estratagema discutível, reprovável e que parte de pessoas que se aproveitam do espólio do político Déda, mas, lamentavelmente, esquecem que o Marcelo Déda Chagas deixou no plano terreno pessoas que realmente o amavam e o amam e não querem, como sanguessugas, usufruir todo o bem que ele deixou para os sergipanos.
Respeitar Déda é, em última análise, preservar nas mentes e corações dos sergipanos aquilo que ele próprio pediu: preservar o sorriso do povo. O bem que ele prestou às pessoas não será manchado e nem maculado por “pseudos-aliados”, nem por adversários. Déda vive em cada recanto de Sergipe.
Entretanto, por mais admiração que os sergipanos tenham por Déda, não há amor maior do que o sentimento contido nos corações de dona Zilda, sua mãe, de seus venerados filhos Marcella, Yasmin, Luíza, João Marcelo e Mateus, de seus quatro queridos irmãos e das zelosas mães de seus cinco tesouros, Isabel e Eliane.
Passa longe deste texto censurar qualquer propaganda. Mas se omitir de forma farisaica apenas por interesses meramente políticos é algo a que este Blog não se propõe. Aqui, de outro modo, é mais uma forma de chamar a atenção dos exageros e desrespeito mais ao Déda e muito mais ao Marcelo.
A bem da verdade, a estrela de “Dedinha” é imorredoura e brilha eternamente em cada coração e cada sorriso dos sergipanos. Não é uma campanha que vai fazer o povo relembrar de seu líder mais carismático dos últimos anos, pois ele não sai do inconsciente popular.
Mais respeito, menos interesses. Mais política, menos politicagem.
E como escreveu o sobrinho de Déda, Vitor Déda, nas redes sociais: “Dedinha, como você faz falta! Precisamos de líderes que pensem no povo, apenas isso.”
Relembrando para os que hoje perseguem este espaço Após 12 anos, o blog torna público um dos e-mails recebidos pelo professor Marcelo Déda logo após a eleição de 2006: “Você, pelo seu esforço pessoal, pela sua competência, pela sua credibilidade, pela sua coragem e pelo seu senso de justiça tornou-se, neste conturbado ano, o mais importante colunista da nossa imprensa. Era na sua coluna que todos nós, políticos da oposição ou cidadãos independentes, procurávamos a opinião, a informação e os fatos escritos com independência e espírito crítico. Parabéns pelo sucesso. Sempre à sua disposição, Déda, o “velho” professor.” Obs: revelado agora para mostrar que o blog continua no mesmo caminho e alguns se degeneraram de lá para cá…
Tirania selvagem Todos sabem o quanto este blog foi crítico ao gestor João Alves, principalmente no governo estadual que findou em 2006. Muitos até comentam que o blog teria sido um dos responsáveis da sua derrota, pois era um dos únicos membros da mídia que fazia oposição sistemática. Porém, o blog nunca recebeu uma retaliação tão feroz e tão cruel quanto vem sofrendo nos últimos dois anos. Em pleno século XXI o blog nunca viu tentativa de barganha, censura e humilhação.
Será preciso um “salvo conduto?” A lei eleitoral não pode e não deve ser maior que as garantias individuais escritas na Constituição da República!
Leitura do Livro da Sabedoria (1ª Leitura da Missa do último domingo, 23):“Os ímpios dizem: armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. Vejamos, pois, se é verdadeiro o que diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e livrará das mãos dos seus inimigos. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro.”
Apenas um deputado federal E mesmo estando bem na disputa ao governo estadual, a coligação do deputado Valadares Filho, pelos prognósticos dos analistas, deve eleger apenas um deputado federal. Já a de Amorim, mesmo com a saída de Sukita, deve fazer quatro deputados e a de Belivaldo três.
Desentendimento em Graccho Cardoso E no último domingo, uma carreata comandada por André Moura e Eduardo Amorim, em Graccho Cardoso, teve sérios problemas. É que André tem o apoio do prefeito Cassinho, que apoia para o governo Valadares Filho. André deixou a carreata e foi à casa do prefeito. Eduardo Amorim queria prosseguir, mas o coordenador não deixou e disse que a carreata só prosseguia com a presença de André. Eduardo acabou indo embora.
Aracaju: agentes ainda multam nas faixas exclusivas Embora o TJSE tenha decidido que a Prefeitura de Aracaju acabe com as faixas exclusivas para ônibus, já que o sistema BRT nunca existiu, a PMA, através da SMTT, continua multando os motoristas. A desculpa é que a Prefeitura recorreu e enquanto não for julgada definitivamente as multas continuarão.
Exposta nas redes sociais briga de Jackson e Rogério E o blog recebeu diversos prints de postagens nas redes sociais no fim de semana onde partidários de Jackson e Rogério expuseram as vísceras da disputa interna. Tudo começou quando o principal assessor de Jackson, de nome Éverton, postou uma foto de Rogério com o “#elenão.” Foi uma grande confusão e até ameaças. Depois muitas das postagens foram apagadas, mas já tinham sido viralizadas em vários grupos de zap.
Orlinha do Bairro Industrial abandonada E a Prefeitura de Aracaju abandonou por completo a orlinha do Bairro Industrial. Com certeza será para depois anunciar uma nova obra para gastar tubos de dinheiro que poderiam ser utilizados em outra obra se o local fosse preservado. Se tivesse fiscalização em Aracaju…
Justiça terá nova decisão para calote E ontem, 24, a SSP fez festa para anunciar a “nova” sede do Instituto de Identificação do Estado de Sergipe, na esquina das ruas Laranjeiras e São Cristóvão, próximo à CEASA. Só que o prédio é alugado à SSP para Criminalística, Corgep e Instituto de Identificação. E o calote no prédio anterior? Quando o governo pagará? Já devolveu aos proprietários? É um Governo que dá calote aos empresários e às pessoas de bem.
Canal do Bairro Jardins fede E o blog vem recebendo diversas reclamações de moradores do Bairro Jardins por conta do fedor insuportável do esgoto. Questionam para que serviu o serviço da Deso que abriu todas as avenidas da região onde também tem duas estações elevatórias uma ao lado do Parque da Sementeira com a Avenida Beira Mar e outra próxima a rótula de acesso ao shopping Jardins. Tanto dinheiro gasto e nenhum resultado: o esgoto continua sendo despejado “in natura.”
Prefeitos do Vale do Cotinguiba solicitam parceria com a Polícia Federal Os prefeitos de cinco municípios e representantes de seis Guardas Municipais do Vale do Cotinguiba protocolaram na manhã de ontem (24), na sede da Polícia Federal, em Aracaju, documento solicitando informações sobre as exigências para o uso de arma de fogo pelos guardas municipais. Além do prefeito de Rosário do Catete, Vino Barreto, compareceram os prefeitos de Maruim, Santo Amaro das Brotas e General Maynard, além de representantes de Carmópolis e Laranjeiras.
Consórcio Segundo o prefeito Vino, o objetivo maior dos chefes dos executivos é a formação de um consórcio entre os municípios para melhorar a segurança de cada cidade. “Até o mês de agosto deste ano nós investimos mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) em nossa Guarda Municipal, com viaturas novas, uma nova sede e curso de aperfeiçoamento em parceria com a Academia da Policia Civil”.
Empresários sergipanos participam da Rio Oil & Gas A maior feira da cadeia de petróleo e gás da América Latina, a Rio Oil & Gas, foi aberta nessa segunda-feira em meio a um cenário de grande expectativa por parte dos empresários e entidades ligadas ao setor. O segmento, que nos últimos anos foi um dos que mais sofreram com a crise econômica, aposta na retomada de investimentos diante de um cenário de recuperação dos preços do barril de petróleo e de novos leilões previstos para 2018 e 2019.
Feira reúne representantes de 31 países para discutir os rumos da cadeia de petróleo e gás O evento reúne representantes de 31 países com a proposta de discutir as perspectivas e caminhos para o futuro da indústria no Brasil e no mundo. Até quinta-feira, 27, são esperadas cerca de 40 mil pessoas no Riocentro, que terão a oportunidade de conhecer os produtos e serviços disponibilizados por 540 expositores, além de participar de conferências, palestras, apresentações de trabalhos e diversos debates sobre tecnologias digitais, sustentabilidade, segurança, abastecimento e gestão da indústria.
Retomada “Depois de um período de grande turbulência, é possível dizer que vivemos agora um momento de retomada, com boas perspectivas para toda a cadeia de petróleo e gás. Temos o compromisso de realização de grandes investimentos por parte das empresas vencedoras dos últimos leilões. A Petrobras vive um novo momento e a confiança dos empresários está aumentando”, destaca José Firmo, presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), instituição organizadora da feira.
Presença O Sebrae também está presente na Rio Oil & Gas oferecendo atendimento especializado e apoiando a participação de 24 empresas e entidades de cinco estados por meio do estande Ilha Sebrae. De Sergipe marcam presença a Rede PetroGas, além da Wellcon e Engepet. “A ideia é permitir que essas empresas possam divulgar seus produtos e serviços, fomentando assim o surgimento de novas parcerias. É um momento também de trocar informações, fazer novos contatos e identificar novos negócios”, explica José Leite, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Indústria, do Sebrae em Sergipe.
Hoje, 25, tem “Antes de Partir” no Cine Somese O Cine Somese será realizado hoje, 25, a partir das 19h, na sede da Instituição. A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) convida toda comunidade sergipana para assistir ao filme “ANTES DE PARTIR”, do diretor Rob Reiner, de 2007. A sessão é ABERTA ao PÚBLICO e a entrada é GRATUITA e todos têm direito a pipoca e refrigerante.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Surpresa na Colônia Treze Pelo zap: “O candidato a deputado federal Baiano do Treze, do PSB, vem se destacando em toda região e pode ser uma surpresa. Ele tem um trabalho voltado para a formação profissional onde cerca de 1,5 mil jovens já se capacitaram através da Associação comunitária da Colônia Treze. Baiano, que foi o vereador mais votado na última eleição, quer agora levar o trabalho para todo o Estado e representar Sergipe na Câmara dos Deputados com o foco não só para a formação profissional, mas para a moradia popular, a agricultura familiar e o respeito aos idosos. A candidatura dele cresce a cada dia e pode surpreender na coligação que apoia Valadares Filho.”
PELO TWITTER
O seu voto é secreto
E se alguém perguntar
Não precisa dizer nada
Você é livre para votar
Pois a urna eletrônica
Nunca vai te dedurar
Mesmo quem pegue o número
Do seu título de eleitor
Não tem como descobrir
Em quem você votou
Se o cabra disser que sabe
É mentira, meu senhor
www.twitter.com/isoudapaz #EleiçãoSemÓdio Quando tem ofensa, não é uma mera opinião! Quem quer paz não alimenta o ódio. Compartilhe essa ideia!
www.twitter.com/andrizek Qual a explicação para essa barbaridade? Porque democracia é respeitar a vontade da maioria, claro. Mas também assegurar o direito das minorias. E não exterminá-las. Que momento triste do Brasil. Como fomos nos transformar em um povo com tanto ódio no coração?
www.twitter.com/WilliamFonseca O mundo muda, as pessoas não. Quem é o que é, sempre foi e sempre será. Acredite: as pessoas podem até evoluir, melhorar, aprimorar, adaptar, aprender, crescer. Mas não mudam na essência. Se a mudança não for real, basta um sopro e o castelo de cartas se desmorona.
www.twitter.com/AntonioSamarone ROMPEU A ADUTORA DO SERTÃO! A DESO no balcão de negócios da política, no toma lá, dá cá! Levou a queda da qualidade dos serviços!
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.” Nietzsche.