Pacientes com câncer estão com os tratamentos prejudicados devido à falta de dois medicamentos, o taxol e a carboplatina. Segundo Sheila Galba, presidente da ONG Mulheres de Peito, os pacientes com câncer não podem esperar. “Os pacientes estão voltando para casa por conta da falta dos medicamentos. Segundo alguns pacientes, a Carboplatina está em falta há 15 dias, já o Taxol desde a segunda, 19. O paciente com câncer não pode esperar”, lamenta.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que : “fez o pedido de forma antecipada do Taxol à empresa que ganhou a licitação, que por sua vez, justificou problema em um dos itens de produção. A SES, então, contactou a segunda empresa, no entanto, ela solicitou um reequilíbrio de preço de mais de 25%, o que não é permitido por lei. A Saúde estadual acionou, por fim, a terceira empresa nesta segunda- feira, 19, e mesmo o prazo de recebimento ser de 15 dias, há a previsão de chegada já para a próxima terça- feira, 27”.
Sobre a Carboplatina, a SES esclarece que o laboratório fabricante do medicamento oncológico notificou a empresa fornecedora da Carboplatina sobre um problema no lote e a necessidade de seu recolhimento. A SES já solicitou à empresa a reposição do medicamento que está prevista para acontecer nos próximos dias.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B