![](https://infonet.com.br/wp-content/uploads/2018/11/encontro_capoeira_foto_iphan_231118-206x300.jpg)
Novembro é um mês de reflexão sobre a igualdade e a importância da liberdade e da diversidade cultural do Brasil, uma vez que no dia 20, Dia da Consciência Negra, houve a recordação da morte de Zumbi dos Palmares e a celebração das heranças culturais afrodescendentes, fundamentais para a construção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Dentre as influências das matrizes africanas presentes na história do país, destacamos o registro da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2008. Após esse reconhecimento nacional, têm sido realizadas ações no âmbito das superintendências estaduais para a criação de coletivos deliberativos e para a implementação de ações de salvaguarda para esses bens. Em Sergipe, após diversas ações de mapeamento, apoio e mobilização, teve início as reuniões para a formação do Coletivo deliberativo do estado em fevereiro de 2018.
Dando continuidade a estas atividades, a Superintendência do Iphan em Sergipe vai realizar um dia de capacitação para a Formação do Coletivo Deliberativo da Capoeira no próximo sábado, dia 24 de novembro no Centro de Criatividade de Aracaju, de 08 às 18 horas. O evento terá início com a palestra da Coordenadora Geral da Salvaguarda do Iphan, Rívia Ryker Bandeira de Alencar, que irá apresentar o que é salvaguarda, quais os princípios da salvaguarda da capoeira e exemplos de experiências de coletivos no país. Logo mais, o consultor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Clair da Cunha Moura Jr., irá realizar um exercício prático sobre os procedimentos e sugestões para composição de coletivo deliberativo. No período da tarde, haverá um segundo exercício prático sobre redes colaborativas com o Mestre Minhoca, que irá falar sobre a atuação da Casa Mestre Ananias de São Paulo – um espaço de vivência, transmissão oral e difusão das tradições populares afro-brasileiras, reconhecido pelo Prêmio Cultura Viva. O evento será encerrado com uma mesa redonda com a presença da superintendente do Iphan em Sergipe, Katarina Aragão, do consultor Clair da Cunha Moura Jr. e do Mestre Minhoca (Casa Mestre Ananias SP).
O estabelecimento dos coletivos deliberativos é fundamental para garantir que a elaboração e execução das ações sejam realizadas de forma democrática, dialógica e consensuada. O objetivo é que os capoeiristas atuem diretamente e de modo coletivo na elaboração, planejamento, acompanhamento e na avaliação da execução das ações e planos de salvaguarda. Para isso, é importante a participação de todos que representem os diversos segmentos que compõem o universo da Capoeira em Sergipe.
Programação:
08h-9h30: Palestra: O que é salvaguarda, quais os princípios da salvaguarda da capoeira e exemplos de experiências de coletivos no país – Rívia Ryker Bandeira de Alencar (Coordenação Geral da Salvaguarda – IPHAN)
09h30-10h – Intervalo
10h-12h – Exercícios práticos 1: procedimentos e sugestões para composição de coletivo deliberativo – Clair da Cunha Moura Jr. (DPI-IPHAN)
12h-14h – Intervalo para almoço
Tarde
14 h – Exercícios práticos 2: Estudo de caso sobre formação de redes colaborativas e atuação em pesquisa, articulação e divulgação da capoeira – Mestre Minhoca (Casa Mestre Ananias SP)
15h30 – Intervalo
16h – Mesa redonda de encerramento – Katarina Aragão (IPHAN-SE), Clair da Cunha Jr (DPI-IPHAN) e Mestre Minhoca (Casa Mestre Ananias SP)
Serviço:
Reunião de Formação do Coletivo Deliberativo da Capoeira
Endereço: Centro de Criatividade
Data: 24 de novembro de 2018
Horário: 08h às 18h
Inscrições pelo link: https://www.even3.com.br/encontrocapoeirase
Fonte: Superintendência do Iphan em Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B