A mais recente avaliação do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), com base em números de 2017, mostra que, em geral, os municípios sergipanos precisam melhorar seu desempenho, de modo que suas gestões venham a atender as necessidades da população como um todo, e não apenas uma ou poucas áreas específicas.
Já no item Educação, um dos principais avaliados, nenhum município sergipano alcançou a classificação A. Os mais próximos disso foram os municípios de Aracaju, Lagarto e Carmópolis, que ficaram com a avaliação B+. A tabulação dos dados foi realizada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo TCE do Maranhão, após o TCE de Sergipe aplicar questionário junto aos municípios jurisdicionados.
“A ideia do IEGM não é fazer nem estimular uma competição entre os municípios, mas apenas demonstrar, em cada um deles, quais as áreas que demandam maior qualidade nos gastos públicos, para que a gestão atinja todos os aspectos necessários ao bem-estar social”, comentou o conselheiro-presidente Ulices Andrade. Dessa forma, a expectativa é que os índices obtidos auxiliem os gestores na análise das decisões e planejamento de políticas públicas.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B