Justiça obriga Emsurb a demitir comissionados e realizar concurso

MP ajuíza ação civil pública e consegue pleito (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Atendendo aos pedidos constantes da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotoria do Patrimônio Público, o Poder Judiciário sergipano declarou nula a Resolução nº 04/2013 da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que autorizou a contratação de 395 cargos em comissão e mais 37 funções gratificadas. De acordo com a sentença, a Emsurb deverá exonerar todos esses cargos considerados irregulares e, no prazo de 180 dias, realizar concurso público para provimento regular dos cargos.


A magistrada registrou que a documentação trazida ao processo pelo MP demonstrou que a previsão do quantitativo de cargos em comissão (395) e funções gratificadas (37) é desarrazoada, isto é, sem qualquer balizamento quanto a sua destinação e finalidade e, sobretudo, ilegal. Além disso, as contratações ferem a Constituição, já que a quantidade excessiva dos comissionados é superior ao quantitativo dos concursados, desvirtuando a natureza dos cargos.

A Emsurb deverá envidar esforços para, se valendo de todos os recursos financeiros que lhe são disponibilizados, regularizar de forma definitiva o quadro de servidores da empresa, restringindo o provimento de cargos em comissão ao número razoável e justificado, respeitando às áreas constitucionalmente previstas de chefia, assessoramento e direção, considerando, nesse aspecto, o princípio do concurso público”, pontuou a magistrada na sentença.

A assessoria de imprensa da Emsurb informou que a ação judicial foi movida pelo Ministério Público Estadual no ano de 2014, atacando uma resolução da gestão do então prefeito João Alves Filho (DEM). Na nota, a assessoria informa que a decisão judicial é datada de novembro do ano passado e que a Emsurb, naquele mesmo mês, protocolou recurso cabível para reformar a decisão. A Emsurb, conforme a nota, aguarda os trâmites do processo, até uma decisão definitiva, inclusive quanto ao prazo para realização de concurso.

Com informações da Ascom do MPE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais