MUSIQUALIDADE

R E S E N H A

 

Cantora: DORINA

CD: “BRASILEIRICE”

Gravadora: ROB DIGITAL

 

A carioca da gema Dorina está na batalha tentando mostrar o seu talento já há algum tempo. Antes mesmo do boom que infestou o nosso mercado fonográfico nacional de milhares de intérpretes de samba, a cantora já tinha direcionado sua carreira para o mais genuíno dos gêneros brasileiros, tanto que fez questão de explicitar essa opção em seu disco de estreia, “Eu Canto Samba”, lançado em 1996, o qual, na oportunidade, recebeu o prêmio Sharp na categoria Revelação Samba.

 

Dorina criou-se junto aos blocos carnavalescos do subúrbio, como os Boêmios de Irajá, e certamente foi essa formação que a fez se ligar ao samba mais tradicional, gravando sempre compositores de ponta, tais como Paulinho da Viola, Wilson Moreira e Jorge Aragão, entre tantos outros.

 

Continuando a valorizar essa vertente, chegou recentemente às lojas, através da gravadora Rob Digital, o seu mais novo CD, o sétimo de uma coerente discografia. Intitulado “Brasileirice”, é ele, de fato, o seu trabalho mais interessante. Composto por quatorze faixas e produzido por Marcus Fernando, trata-se de um álbum que dá gosto de ouvir e reouvir. Experiente no terreno em que pisa, Dorina passa distante de oportunismos e soa verdadeira da primeira à última faixa. Intérprete de voz talhada para o samba, com um timbre clássico e uma dicção perfeita, ela transpira alegria e romantismo em doses certas.

 

O repertório foi escolhido a dedo e, em algumas passagens, o Rio de Janeiro toma lugar de destaque como em “Cantar do Rio”, de Ricardo Vilas. Artistas que influenciaram sua trajetória se fazem presentes tanto em fotos de capas de discos constantes do encarte (Alcione, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Roberto Ribeiro) como através de merecidas homenagens explicitadas em “Pagode de Dona Ivone”, parceria de Roque Ferreira e Mauro Diniz, que traz citações de sucessos de Dona Ivone Lara (“Sonho Meu”, “Alguém Me Avisou” e “Tiê”), e em “Soberana” (de Cláudio Guimarães e Evandro Lima), a qual conta com a participação especial de Mart’nália, sempre à vontade e irradiando luminosidade.

 

Há a inclusão de verdadeiras pérolas musicais, canções que pegam o ouvinte de primeira. Duas delas são “O Verdadeiro Amor” (de Serginho Meriti, Adauto Magalha e Claudemir) e “Dor de Amor” (de Dedé da Portela e Délcio Carvalho). Mas existem outros bons momentos e estes ficam por conta de “Cândidas Neves” (rara parceria de Zé Renato e Nei Lopes) e “Velha Dor da Madrugada” (de Arlindo Cruz, Acyr Marques e Franco). Já “Mercado da Ilusão”, que surge como um delicioso samba-choro, é da lavra de Monarco e Mauro Diniz, dois nomes que realmente dispensam comentários.

 

Meio choradinho também é o bom tema que dá título ao álbum, parceria de Luiz Carlos da Vila e Luiz Carlos Máximo e que, em sua letra, traça um paralelo entre o samba e o futebol.

Sábia, Dorina abre espaço para seu lado compositora apenas em uma faixa, “Festa da Vida”, composta com os parceiros Perninha e Roberto Chama, este o responsável pela direção musical do disco e autor também de “Porta-Voz da Alegria”, partido alto que fecha com chave de ouro esse bem-vindo lançamento. E esperta, resgata em boa hora a deliciosa “Noves Fora”, parceria pouco conhecida de Fagner com Belchior, sobra de um disco de carreira de Elis Regina e que somente chegou ao mercado na voz da Pimentinha após o seu falecimento.

 

Enfim, constata-se que a efusiva apresentação escrita por Aldir Blanc na contracapa não se faz em nada exagerada. Dorina já é um nome de respeito no nosso cancioneiro e merece um reconhecimento maior. Seu novo CD é um belo cartão de visita para quem ainda não conhece o seu trabalho. E quem tiver bons ouvidos para ouvir, que o faça!

 

 

N O V I D A D E S

 

·
Paula Fernandes, a nova queridinha de Roberto Carlos, aproveita todo o alvoroço que vem sendo feito em torno de seu nome e põe nas lojas, através da gravadora Universal, seu mais novo projeto musical. Trata-se do primeiro trabalho gravado ao vivo, disponível nos formatos CD e DVD. O registro foi feito no Estúdio Quanta, em São Paulo, em outubro do ano passado, e contou com as participações especiais de Leonardo (em “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, música que faz parte da trilha sonora da telenovela global “Araguaia”), da dupla do momento Victor & Léo (em “Não Precisa”, de Victor Chaves) e do violinista Marcus Viana (em “Quando a Chuva Passar”, de Ramon Cruz, tema de abertura de outra produção recente da Rede Globo, a interessante “Escrito nas Estrelas”). Paula é bonita, tem forte presença cênica e é dona de timbre forte e característico.

 

Está apta, portanto, a ocupar um espaço até então sem representante no universo feminino do pop sertanejo. Também compositora inspirada, ela alcança os melhores momentos desse recém-lançado álbum com as faixas “Pássaro de Fogo”, “Voa”, “Pra Que Conversar?” e “Seio de Minas”, todas de sua própria autoria. Da obra do Rei ela regravou “Costumes”, parceria antiga dele com Erasmo Carlos.

 

· E o anunciado segundo CD da cantora Thaís Gulin agora parece que está mesmo prestes a ser lançado… O selo Slap, da gravadora Som Livre, tenciona colocá-lo no mercado muito em breve. O repertório traz músicas assinadas por Ivan Lins, Adriana Calcanhotto e Rodrigo Bittencourt, entre outros. O álbum contará com as participações especiais de Tom Zé (em “Ali Sim, Alice”) e de Chico Buarque (na inédita “Se Eu Soubesse”).

 

·  E falando em Chico, se tudo ocorrer conforme o programado, até o final de abril ele começará a gravar o seu próximo CD, o qual virá recheado de canções inéditas, após cinco anos de jejum fonográfico. Em recente entrevista, o artista informou que já possui algumas novas canções prontas, entre elas uma valsa, um blues, um samba-canção e uma milonga, esta sua segunda parceria com João Bosco. É esperar para ouvir!

 

· Embora famoso por conta dos baiões e xotes que compôs ao longo de sua vitoriosa carreira, Luiz Gonzaga também criou, mais especificamente na década de quarenta, várias belas valsas. Algumas delas serão reunidas no CD intitulado “Luas de Gonzaga” que chegará às lojas neste primeiro semestre através do selo Quitanda. Produzido a quatro mãos por Jota Velloso e Gereba, o disco trará suas faixas interpretadas por, entre outros, Elba Ramalho, Dominguinhos, Jorge Vercillo, Lenine e Mariene de Castro.

 

· Para comemorar três décadas de existência, a banda Plebe Rude estará lançando em breve CD e DVD intitulados “Rachando Concreto ao Vivo – Plebe Rude 30 anos”.

 

· Os dois primeiros discos do sambista Bezerra da Silva, quando ele ainda voltava seu repertório para os cocos pernambucanos (“O Rei do Coco”, de 1975, e “O Rei do Coco Vol. 2”, de 1976, lançados originalmente pela extinta gravadora Tapecar), estão voltando ao catálogo, através do selo Discobertas. Também estão sendo reeditados dois álbuns gravados pelo grupo Novos Baianos no início dos anos setenta (“Caia na Estrada e Perigas Ver”, de 1976, e “Praga de Baiano”, de 1977). Especiarias para fãs!

 

· O próximo projeto do grupo vocal MPB-4 será um CD com versões em português de clássicos de bolero.

 

· O mais que aguardado novo disco de Gal Costa já começa a tomar forma. O trabalho trará uma dúzia de canções inéditas de Caetano Veloso e será produzido pelo seu filho mais velho, Moreno.

 

· A gravadora EMI anuncia, ainda para este primeiro semestre, o lançamento de duas caixas que reunirão alguns discos de Nana Caymmi e Marcos Valle. Nana, que estará completando sete décadas de vida em abril próximo, terá compilados os álbuns que lançou no período de 1979 a 2000. Já Marcos verá reunidos seus títulos gravados entre 1963 e 1974. Muito bacana!

 

 · Duas promissoras cantoras anunciam para 2011 o lançamento de seus segundos trabalhos. Trata-se de Karina Buhr (bastante elogiada por conta de seu álbum de estreia, o mediano “Eu Menti pra Você”) e de Tiê (que obteve considerável repercussão devido ao primeiro disco, o delicado “Sweet Jardim”). Quem viver, ouvirá!

 

 

RUBENS LISBOA é compositor e cantor

Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br  

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais