Musiqualidade

R E S E N H A

Artistas: MARIANA BALTAR, LUIZ FLAVIO ALCOFRA e MAURO AGUIAR
CD: “TRESVARIOS”
Gravadora: INDEPENDENTE

Muito pouca gente sabe, mas a cantora, dançarina e atriz carioca Mariana Baltar, uma das grandes vozes brasileiras da atualidade, é filha do político Roberto Freite. Desde criança que ela demonstrou afeto às artes, tendo se envolvido com o samba ainda na adolescência e, mais tarde, participado, por mais de uma década, de vários espetáculos nos Estados Unidos e Europa. Em 2006, chegou ao mercado o seu primeiro álbum sugestivamente intitulado “Uma Dama Também Quer se Divertir” e, quatro anos após, o segundo e homônimo disco, tendo sido ambos muito bem recebidos pela crítica especializada.
Atendendo a um convite do violonista Luiz Flávio Alcofra e do letrista Mauro Aguiar, ela pôs sua melodiosa voz a serviço de quatorze parcerias dos dois, o que se cristalizou no CD “Tresvarios”, recentemente lançado de maneira independente.
Alcofra é professor de violão e educação artística, sendo Mestre em Ciência da Arte e já tendo participado de vários musicais. Integrou a Orquestra de Cordas Brasileiras, o grupo Água de Moringa e o bloco Cordão do Boitatá e é tido como um dos responsáveis pelo movimento de revitalização da Lapa carioca e pelo trabalho de execução e difusão do choro. Recentemente, lançou seu CD “Fotografia”.
Mauro se formou em Desenho Industrial e iniciou a carreira artística integrando os grupos vocais Boca que Usa, Putzkara e Os Boêmios. Participou de diversos festivais, chegando, em 2000 e 2003, a ser finalista do "Prêmio Visa/Edição Compositores". Também cantor, lançou alguns álbuns e possui canções gravadas, entre outros, por Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Verônica Ferriani, Fátima Guedes, Paula Santoro, Carol Saboya e Marianna Leporace, tendo desenvolvido parcerias com José Miguel Wisnik, Eduardo Neves, Rodrigo Lessa, Chico Saraiva, Zé Paulo Becker e Edu Kneip
Infelizmente, nenhum dos três ainda conseguiu o reconhecimento a que fazem jus, mas o fato é que são artistas que merecem atenção redobrada por parte dos que apreciam música brasileira de real qualidade. Assim, a reunião desses três talentos só poderia resultar em um CD pra lá de bacana, que traz a assinatura do próprio trio na produção. Com arranjos muito bem elaborados, os quais contam com a participação de músicos de ponta, a exemplo de Carlos Fuchs e Cristóvão Bastos no piano, André Boxexa na bateria, Pedro Aune no contrabaixo acústico, Rui Alvim no clarinete, Marcelo Bernardes na flauta e Kiko Horta do acordeão, o trabalho soa elegante sem resvalar para o exótico, bem como tradicional sem recair no ultrapassado.
Traçar um paralelo entre o recém-lançado CD e o projeto lançado em 1996 por Leila Pinheiro (o álbum “Catavento e Girassol”) no qual ela gravou somente canções resultantes da parceria entre Guinga e Aldir Blanc não pode ser considerado heresia até porque há, sim, incontestáveis referências aos contornos melódicos constantes da obra de Guinga em passagens das melodias de Alcofra, assim como influências dos versos ousados e engenhosos de Aldir na poesia de Mauro. Isso se torna especialmente claro, além de na canção-título, em faixas como “Não Cabe Num Quibe” e “Sem Pai nem Mãe”.
No repertório, existe naturalmente o predomínio de sambas, mas também surgem inspiradas valsas, além de incursões pelo fox (“Claudicantes”) e pela marcha-rancho (“Estreito Infinito”). E há a participação vocal de Mauro (na faixa “Enfim, Saudade”).
Os melhores momentos, os quais – é bom que se frise até por uma questão de justiça – são valorizados pela interpretação de Mariana (que sabe unir com precisão técnica e emoção em doses certas), ficam por conta de “Ponto Cego”, “Rio no Frio”, “Na Mesma Moeda”, “Na Calada da Noite” e “Gênese”.
Um CD que reflete o ótimo momento pelo qual passam os três artistas, tornado-se altamente recomendável. Corra e ouça!

N O V I D A D E S

* Para comemorar os trinta e cinco anos de existência, o grupo vocal Boca Livre está lançando, através de uma parceria entre o selo MP,B e a gravadora Universal, o CD intitulado “Amizade”, o décimo segundo de sua aclamada discografia. Formado por Zé Renato (1ª voz e violão), Lourenço Baeta (2ª voz, flauta e violão), David Tygel (3ª voz e viola) e Maurício Maestro (4ª voz, baixo e violão), o grupo realmente faz muita falta em tempos nos quais barulhos ensandecidos e ensurdecedores parecem idiotizar as inteligências humanas. O recém-lançado projeto é um oásis de qualidade sonora em meio a rotineiras patifarias. Zé Renato continua cantando divinamente e, embora o repertório seja composto por apenas oito faixas, dá para se deleitar com arranjos super bem construídos que contam com a participação de alguns dos melhores instrumentistas da atualidade, a exemplo de Jaques Morelenbaum (cello), Marcelo Costa e Armando Marçal (percussão), João Carlos Coutinho e Cristóvão Bastos (piano), Ricardo Silveira e Jr Tostoi (guitarra) e Jorge Helder (baixo). Há duas canções inéditas: a que dá título ao CD (de Marcos Valle e Maurício Maestro) e “Terra do Nunca” (de Edu Lobo e Paulo César Pinheiro, composta na década de noventa do século passado especialmente para a trilha sonora de um espetáculo infantil, mas nunca antes gravada). Entre as releituras, os melhores momentos ficam por conta de “Rio Amazonas” (de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), “Mistério do Prazer”, (de Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho, canção lançada originalmente por Zizi Possi em 1986) e “Baião do Acordar” (de Novelli). Vale a pena conhecer!

* O terceiro DVD do cantor e compositor Pedro Mariano foi registrado em outubro durante apresentação realizada em São Paulo. Nele, o filho do meio de Elis Regina se fez acompanhado por sua banda e por uma orquestra sinfônica. Entre regravações (caso de “Al Otro Lado del Rio”, do uruguaio Jorge Drexler), há a inclusão, no set list selecionado pelo artista, de temas inéditos (a exemplo de “Um Pouco Mais Perto”, de Ana Carolina, Edu Krieger e Chiara Civello).

* Depois de lançar três CD, a cantora e compositora baiana Rebeca Matta está pondo nas lojas o seu novo projeto musical. Trata-se do kit duplo “À Flor da Pele” que condensa DVD e CD, resultado da gravação feita durante apresentação realizada no Cine-Teatro Solar Boa Vista, em Salvador (BA), em dezembro de 2011. Com o seu característico som pesado, ancorado na pegada do trio de guitarra (Juninho Costa), baixo (Cadinho) e bateria (Emanuel Venâncio) e em programações eletrônicas (a cargo de João Meirelles), a artista relembra algumas das canções que marcaram sua carreira e apresenta interessante releitura para “Balada do Louco” (de Arnaldo Baptista e Rita Lee), uma das duas únicas canções alheias constantes do projeto (a outra é a pungente “Xique-Xique (Parabelo)”, de Tom Zé e José Miguel Wisnik). Composto por onze faixas, o repertório é predominantemente autoral já que Rebeca assina nove das onze faixas apresentadas, duas delas em parceria com Ronei Jorge (“Um Sopro Leve” e “Populations”) e uma com Peu Souza (a canção-título). Enquanto aguardam o próximo CD, os fãs da cantora podem se deliciar com esse vigoroso registro!

* Acontecerá em dezembro próximo na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), o show em que Ivete Sangalo comemorará os vinte anos de sua vitoriosa carreira. O evento será devidamente registrado para futuro lançamento em CD e DVD.

* A gravadora Mills Records pôs no mercado recentemente “Dança”, o segundo CD solo do cantor e compositor carioca Jeff. Produzido pelo próprio artista, trata-se de um álbum eminentemente autoral vez que ele assina onze das doze faixas que compõem o repertório (a exceção fica por conta da regravação de “Romanza”, de Fagner, Belchior e Fausto Nilo). Ancorados em percussões, algumas levadas a cabo por alunos do Afrorregae, do Rio Maracatu, do Jongo da Serrinha e das Meninas do Nós, os arranjos são o ponto alto de um álbum que ratifica o talento do artista. Os destaques ficam por conta da canção-título e das faixas “Ritual”, “Noite Carioca”, “São João” e “O Poeta das Quadras”.

* “La Família 013” é o título do novo CD da banda Charlie Brown Jr, o qual chega às lojas através da gravadora Som Livre após as mortes de seus dois membros mais ilustres: o vocalista Chorão e o baixista Champignon. O repertório se faz composto por treze composições inéditas.

* São somente nove faixas, mas Gabi Buarque mostra seu talento e sua inspiração em “Deixo-me Acontecer”, seu CD independente de estreia no mercado fonográfico. Credenciada por Hermínio Bello de Carvalho e Sérgio Natureza que não lhe poupam elogios em textos constantes do encarte do álbum, Gabi se mostra de fato uma ótima cantora e uma boa compositora. Sob a produção e direção musical de Miguel Martins, ela se joga em oito temas autorais, além de na inspirada “Maranduva” (de Marcelo Noronha e João Shell). Entre os melhores momentos estão as faixas “Roda de Coco”, “Bênção, Nanã!”, “Sofro Sim” e “Mulato do Samba”. Bem legal!

* Sem lançar discos já há algum tempo, a cantora Leny Andrade, uma das grandes vozes do nosso Brasil, planeja em dose dupla o retorno ao mercado fonográfico: é que ela tem dois CDs prontos, os quais em breve estarão sendo lançados. Em um deles (“Canciones del Rey”) ela dá voz em espanhol a sucessos de Roberto Carlos. Já no outro (“Iluminados”), ela se debruça sobre a obra de Ivan Lins em parceria com Vitor Martins. Agora, é aguardar!

* Esta semana as nossas homenagens vão para três grandes compositores da nossa música popular que, infelizmente, não mais estão entre nós, mas que se perpetuaram através de suas belas obras atemporais. São eles: Monsueto, Humberto Teixeira e Ary Barroso, nascidos em 04/11/24, 05/11/15 e 07/11/03, respectivamente, autores de pérolas como “Mora na Filosofia”, “Asa Branca” e “Aquarela do Brasil”.

RUBENS LISBOA é compositor e cantor.
Apresenta o quadro "Musiqualidade" dentro do programa "Canta Brasil”, veiculado pela Aperipê FM todas as sextas-feiras, às 10 horas.
Quaisquer críticas e/ou sugestões a este blog serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais