Projeto Aracaju Acessível é lançado na CMA

Projeto visa estimular a prática de ações para eliminar as barreias que impedem a mobilidade de quem anda pelas calçadas de Aracaju (Foto: César de Oliveira)

Foi lançada na quarta-feira, 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude”. A iniciativa do projeto Aracaju Acessível é do vereador Lucas Aribé (PSB) e visa estimular a prática de ações para eliminar as barreias que impedem a mobilidade de quem anda pelos passeios da capital sergipana.

Mesas e cadeiras, sinalização, postes de energia, lixeiras, resto de obra e até carro estacionado são alguns dos objetos comumente colocados sobre as calçadas, mas que se tornam verdadeiros obstáculos para a passagem do cidadão. “Não é difícil encontrar situações como essas em bairros de Aracaju. Por isso, a campanha pede que a população elimine essas barreiras. Com elas, cidadãos e cidadãs têm o direito de ir e vir impedido e, infelizmente, precisam se arriscar transitando pelas ruas”, explicou o vereador Lucas Aribé.

Lucas lembrou que a calçada tem a finalidade de garantir segurança àqueles que transitam a pé pela cidade de forma indistinta. Como um bem comum, a calçada deve ser um espaço onde a democracia prevalece, conforme salientou. “As pessoas tendem a achar que as calçadas são uma extensão de seus imóveis, mas assim como a pista é para o carro e a ciclovia é para a bicicleta, a calçada é para o pedestre. Precisamos deixá-la livre para que crianças, idosos, gestantes, pessoas com deficiência, ou seja, qualquer cidadão possa andar com segurança”, reforçou.

Passo a passo

A campanha das calçadas será consolidada a partir do esforço de cada cidadão. Ao longo do próximo mês, a Caravana da Acessibilidade vai percorrer vários bairros da capital sergipana com a mensagem de conscientização. “Estamos formando uma rede de parceiros e juntos vamos visitar o maior número de bairros possível da zona norte à zona sul da cidade, conversando com a população para apresentar exemplos práticos de como deve ser uma calçada acessível. A intenção é que cada cidadão também se engaje”, frisou Aribé.

“Criamos um ebook com orientações sobre como eliminar esses obstáculos, que já está disponível em nosso site. Também vamos às escolas para distribuir um jogo bem didático que ensina a garotada a respeitar o direito de ir e vir do próximo deixando a calçada livre. E através do e-mail guardiaodscalcadasaju@gmail.com ou do whatsApp 79 99180-0852, a população pode nos enviar fotos e vídeos das situações vivenciadas em seus bairros”, detalhou Lucas Aribé.

Espaço Público

É da administração municipal a responsabilidade pelo ordenamento do uso dos espaços urbanos. Em Aracaju, as normas legislativas que deveriam servir de referencial esbarram na falta de aplicabilidade e fiscalização. Por isso, os casos de desrespeito são recorrentes e geram diversos transtornos nas vias públicas, comprometendo a harmonia e qualidade de vida da população.

“Vamos continuar o trabalho de sensibilização dos gestores públicos para que adotem as medidas necessárias para eliminação das barreiras arquitetônicas nesses espaços, mas a sociedade também pode contribuir para a construção de uma Aracaju mais acessível. Por isso, eu convido cada pessoa a se tornar um guardião das calçadas”, finalizou Lucas Aribé.

Fonte: Assessoria do parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais