Chuva ameniza, mas 18 municípios continuam em situação de emergência

Municípios afetados pela estiagem ainda continuam com decretos de emergência em vigor (Foto: Arquivo Portal Infonet)

As chuvas, iniciadas no mês de março, trouxeram boas perspectivas para a população sergipana, em especial à comunidade agrícola que vive na zona rural dos municípios do Sertão do Estado. Mas 18 municípios continuam amparados por decreto federal, que homologam a situação de emergência em função da seca. No início do ano, a Defesa Civil contabilizou 26 municípios em situação de emergência.

De acordo com informações do coronel Alexandre José Alves, diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, a situação de emergência permanece em função do prazo de validade dos decretos, que variam de acordo com o mês que o decreto começou a vigorar. Muitos municípios iniciaram o estado de emergência no mês de novembro, outros em dezembro do ano passado, e também há aqueles que só decretaram estado de emergência no início deste ano, nos meses de janeiro e fevereiro.

Os decretos, conforme explicações do coronel Alexandre, têm prazo de validade por um período de seis meses. Como consequência, os decretos estão vigorando até o mês de maio, para os municípios que decretaram o estado de emergência em novembro do ano passado e segue até o mês de agosto, para aqueles cujo decreto teve origem no mês de fevereiro deste ano.

Conforme a Defesa Civil, seis municípios [Moita Bonita, Tomar do Geru, Poço Redondo, Salgado, Aquidabã e Capela] tiveram decretos homologados no mês de novembro, outros dois [Tobias Barreto e Carira] em dezembro; seis tiveram decretos iniciados no mês de janeiro deste ano [Gararu, Canindé do São Francisco, Monte Alegre, Frei Paulo, Ribeirópolis, Porto da Folha e Nossa Senhora de Lourdes]. Apenas em três municípios, os decretos começaram a vigorar no mês de fevereiro [São Francisco, São Miguel do Aleixo e Simão Dias].

O coronel Alexandre informou que a situação no interior sergipano é estável, com boas perspectivas de chuvas até o mês de julho. Mas destaca a importância dos decretos de situação de emergência para que os gestores municipais possam conseguir obter investimentos liberados pelo Governo Federal e por outros órgãos da administração estadual, em conformidade com os decretos de situação de emergência.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais