Aracaju está entre as 16 capitais do país que estão em alerta por causa do alto índice de infestação pelo Aedes aegypti, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde após o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019.
De acordo com o Ministério da Saúde, 994 municípios (20% do total realizado) apresentaram alto índice de infestação, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya. Ao todo, 5.214 municípios realizaram algum tipo de levantamento que classifica o risco de aumento dessas doenças.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, explicou que o resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o país que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. “Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federal”, afirma.
Ainda segundo o secretário, mesmo com o aumento no número de casos da doença, a taxa de incidência de 2019 está dentro do esperado para o período. “Até o momento, o país não está em situação de epidemia, embora possa haver epidemias localizadas em alguns municípios e estados”, explicou.
Além de Aracaju também estão em situação de alerta as seguintes capitais: Fortaleza (CE), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Salvador (BA), Teresina (PI), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Vitória (ES), São Luis (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Maceió (AL), e Goiânia (GO).
Com informações do MS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B