Conheça 8 maneiras seguras de usar aplicativos de bancos no celular

A especialista em Segurança, Keilly Santos, orienta que os usuários evitem instalar aplicativos de terceiros, ou seja, aqueles que são disponibilizados fora da Play/App Store (Foto: pixabay)

Os aplicativos já fazem parte da vida de muitas pessoas que têm um smartphone. Há uma infinidade desses softwares que oferecem variados serviços. Dentre eles, os aplicativos bancários oferecem muita comodidade para a realização de inúmeras transações, além de otimizar o tempo fugindo das longas filas das agências bancárias. Mas como ter precaução ao usá-lo? A Especialista em Segurança da Informação, Keilly Santos, orienta aos usuários que evitem instalar aplicativos de terceiros, ou seja, aqueles que são disponibilizados fora da Play/App Store.

“Logo de início é preciso que as pessoas tenham atenção na hora de instalar o aplicativo”, explica Keilly (Foto: Portal Infonet)

“Logo de início é preciso que as pessoas tenham atenção na hora de instalar o aplicativo”, explica Keilly. Segundo ela, é importante saber se o aplicativo que irá ser instalado é seguro. Para evitar dores de cabeça, Keilly aconselha que as pessoas busquem fontes seguranças. “Além das tradicionais lojas virtuais, os sites dos bancos oferecem links que são direcionados para que o cliente possa fazer o download do aplicativo. Agindo assim, certamente já se começa com o pé direito”, alerta.

Depois de instalado o aplicado, Keilly lista algumas dicas de uso para que os clientes possam gerenciar a conta e realizar transações sem riscos de terem os dados clonados. Segundo a profissional, as principais orientações são:

1 – É imprescindível manter o sistema operacional do dispositivo atualizado. As atualizações corrigem vulnerabilidades e falhas no sistema e aplicativos que possam deixar o aparelho em risco.

2 – Evitar o uso de aplicativos bancários em redes Wi-Fi públicas, que são redes disponibilidades em aeroportos, restaurantes, shoppings, pois nelas as conexões ficam expostas e facilitam que criminosos virtuais invadam a rede mais facilmente, com o intuito de roubar dados dos usuários conectados.

3 – Habilitar o uso de verificação em duas etapas em Tokens OTP (evitar o uso de segundo fator em SMS). Os códigos emitidos pelo próprio aplicativo do banco são os mais seguros, o que torna mais difícil qualquer tipo de roubo.

4 – Jamais fornecer a senha da conta para terceiros, principalmente as que são solicitadas em transações bancárias.

5 – Desconfie de todos e-mails e SMS. Bancos não enviam SMS ou e-mails solicitando informações pessoais ou alteração de senha.

6 – Monitorar com frequência a conta e ativar alertas de movimentações. Em caso de identificar quaisquer atividades suspeitas, informar imediatamente ao banco e solicitar o bloqueio temporário da conta.

7 – Utilizar o bloqueio de tela no Smartphone também é importante para impedir que terceiros possam desbloquear o aparelho com facilidade. O mais recomendado é usar senhas alfanuméricas (compostas de letras e números). Ativar também a criptografia de disco do aparelho, pois no caso de roubo do dispositivo móvel, o atacante não terá acesso aos seus arquivos.

8 – Ter bastante cuidado com demais aplicativos que são instalados no aparelho, dando preferência a aplicativos oficiais dos bancos, pois muitas vezes hackers utilizam do pouco conhecimento do usuário e os direcionam para efetuar downloads de aplicativos falsos.

por João Paulo Schneider

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais