Militares cobram do Governo pagamento de subsídios de inativos

Militares estão reunidos na Praça Fausto Cardoso (Foto: Portal Infonet)

Militares da ativa, reserva, pensionistas e aprovados no último concurso da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) e Corpo de Bombeiros (CBMSE) realizam um ato na manhã desta segunda-feira, 13, na Praça Fausto Cardoso, na capital. A categoria luta pela implementação da Lei Complementar 310/18, que garante os direitos dos inativos e pensionistas, reajuste salarial e do ticket alimentação, aprovação dos convocados do concurso público e ajuste do calendário de pagamento.

O presidente da Associação Unidas, Willanes dos Santos, conta que até hoje os militares não receberam o salário do mês de abril. “Todo mês é essa incerteza, não sabemos quando vamos receber nosso salário. Nosso ticket alimentação é de R$ 8 o dia desde 2013, ou seja, pagamos para trabalhar. Estamos há sete anos sem aumento, o que significa uma defasagem de 30%”, reclama.

Willanes , presidente da Associação Unidas, diz que atualmente o efetivo da Polícia Militar é o mesmo de 20 anos atrás (Foto: Portal Infonet)

Willanes aponta também a defasagem do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. De acordo com o presidente da Associação Unidas, o efetivo atual corresponde ao mesmo efetivo de 20 anos atrás. “Todos os concursos que foram realizados foram apenas para preencher as vagas de quem se aposentou, então o efetivo fica o mesmo. Temos vários aprovados aguardando a convocação e o Governo diz que não tem dinheiro. Como faz um concurso e não faz um planejamento financeiro?”, questiona.

Os militares fizeram uma caminhada pelas ruas do centro da capital para chamar atenção da população e do Governo. “Nós vamos fazer uma manifestação toda semana até que o Governo resolva essas questões. Queremos a implementação da Lei Complementar 310/18 que garante o pagamento do subsídio dos aposentados e pensionistas, queremos que o Governo se posicione em todas esses pontos. Queremos que o Governo nos diga como vai resolver essas questões. Não vamos abrir mão dos nossos direitos”, enfatiza Willanes.

Governo

A assessoria do Governo do Estado informa que: “Os Policiais Militares e os demais funcionários públicos que ganham acima de 3 mil reais receberam pagamento nesta segunda-feira ,13. Em relação a convocação de novos PMs, há um Concurso Público em andamento para 300 Soldados e 30 Oficiais. Falta apenas o curso de formação, para que estes Policiais possam ir para as ruas. Sobre a questão dos inativos, há um questionamento do Tribunal de Contas do Estado em relação a aplicação da Lei. A Procuradoria Geral do Estado vai encaminhar as informações solicitadas em relação ao impacto da Lei na folha de pagamento do Estado, ao órgão de controle”.

Por Karla Pinheiro

A matéria foi alterada às 13h05 do dia 13/05 para acréscimo de nota do Governo 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais