
Sementes crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas. Passadas de geração em geração, essas sementes carregam a história de comunidades inteiras, geram renda com dignidade aos agricultores familiares e levam à mesa da população alimentos socialmente responsáveis e saudáveis, sem o uso de agrotóxico.
Para promover o diálogo sobre os avanços e dificuldades na utilização das sementes crioulas, estimular sua utilização, promover a troca de experiências locais e, sobretudo, fomentar a criação de uma nova rede de sementes crioulas em Sergipe, será realizado o Encontro Estadual de Sementes do Semiárido.
O evento acontece nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23 de maio, das 8h às 18h, no Hotel Orion, localizado na Urbano Neto, 121, Coroa do Meio, em Aracaju. O encontro reunirá agricultores/as, pesquisadores/as, gestores/as, representantes de ONGs e movimentos sociais que atuam no campo da agroecologia.
A iniciativa é do Programa Sementes do Semiárido, executado pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), em parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e apoio da Fundação Banco do Brasil.
Bastante vasta, a programação do encontro inclui mesas redondas, exposições e debates sobre temas como convivência com o semiárido, a Lei estadual de agroecologia, a lei de sementes e o protagonismo das mulheres na discussão de sementes em Sergipe.
Entre os debatedores confirmados, estão Alexandre Pires, Presidente Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA); João Alexandre, coordenador da ASA Sergipe; e dos coordenadores do Centro Dom José Brandão de Castro. Também participarão do encontro representantes da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT), da EMBRAPA e da Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA).
No segundo dia de encontro, quinta-feira, 23, serão apresentados resultados de testes de Transgenia no âmbito do Programa Sementes do Semiárido, realizados pelos técnicos do programa por meio do Centro Dom José Brandão de Castro.
O evento será encerrado com uma feira de produtos agroecológicos e de sementes crioulas e um flash mob, com o objetivo de chamar a atenção da população para os perigos do uso de agrotóxicos e de sementes transgênicas, e apontar como alternativa a eles, o uso de sementes crioulas. As duas atividades acontecem simultaneamente na Praça Fausto Cardoso, a partir das 14h do dia 23.
Fonte: Divulgação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B