
O Reiki, por exemplo, é uma habilidade milenar japonesa que busca transferir uma energia vital com fins altamente curativos. “É uma técnica de imposição das mãos diante da transmissão da energia universal juntando com a energia vital do indivíduo ou animal”, explica o terapeuta Thyago Avelino. Segundo ele, o Reiki busca uma harmonização com todos os os centros de energia existentes no corpo humano, conhecidos como ‘chakras’.
Nos animais, esses pontos de energia costumam se localizar na coluna vertebral. E é nela que o trabalho da técnica do Reiki começa. “Nós vamos fazendo a aplicação calmamente. Desde o primeiro chakra, que nós chamamos de chakra base, até o último, chamado de coronário”, diz. Com essa imposição das mãos no corpo do animal as energias vão se canalizando, ou até mesmo se dissipando, a fim de que o animal apresente uma melhora em relação ao que está sentindo. “O Reiki auxilia no tratamento de patologias, no pós-cirúrgico, ou até mesmo para ir preparando o campo energético do animal antes de ser realizada uma cirurgia”, detalha Avelino.
Sintomas de ansiedade e outras doenças
Assim como o Reiki, os cristais místicos e os banhos de ervas também contribuem para que o seu pet possa encontrar uma melhora ao apresentar sintomas de ansiedade ou depressão. “A ansiedade pode ser percebida quando o animal começa a fazer xixi no lugar errado, rasga o sofá e almofadas, roí mesas e cadeiras, ou quando o tutor chega em casa e o animal fica tão eufórico que acaba fazendo xixi no local”, explica Avelino. Em quadros como este, um banho de ervas aromáticas pode contribuir para uma significativa melhora.

“Os banhos vão acalmar e agir diretamente na pele”, explica o educador espiritual Fábio Dantas. Segundo ele, o animal absorve a energia do ambiente que ele está. “Os animais associam o nosso comportamento”, diz Dantas. Ele acredita que o uso de banhos aromáticos associado à uma terapia de cristais traz consequências positivas ao bem-estar dos animais. “Cada cristal trabalha um sentimento diferente. Cada pedra vai representando os sete principais chakras”, resume.
Ele explica que alguns cristais emanam energias diferentes e, com isso, cada energia pode ser trabalhada a fim de oferecer um tratamento específico. “O quartzo verde ou quartzo rosa, por exemplo, contribuem para diminuir o pensamento acelerado. Já as pedras nas cores azul, laranja ou vermelho servem para acalmar”, pontua. Fábio orienta que elas devem ser colocadas ao lado do animal. Geralmente no cantinho da casa que ele passa mais tempo. “Como os animais se movimentam muito, podemos deixar a pedra ao lado dele”, orienta.

Além das pedras, ele afirma que banhos de Alecrim, Boldo e Aloe e Vera ajudam a eliminar coceiras e traz um relaxamento para o animal. “Os banhos podem ser feitos uma vez por semana, ou até diariamente, a depender dos sintomas”. Fábio orienta ainda o uso de incensos como outra alternativa para relaxamento e combate à irritabilidade.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B