
Nem todas as pessoas são tolerantes ao leite de vaca, algumas delas possuem alergias que lhes causam muito mal. Mas há opções de alimentação para quem não deve consumir o produto. Quem explica é a nutricionista que atua na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Anaxágora Conceição Souza, responsável pela produção das refeições na unidade.
Anaxágora explica que a alimentação sem o leite de vaca deverá ocorrer em situações especiais, como alergia à proteína do leite. “Nesses casos, utiliza-se outro tipo de leite como de aveia ou arroz e o uso de outras fontes de proteína animal e o cálcio derivado de hortifrútis. Já nos casos de intolerância à lactose, a alimentação é baseada nos leites e derivados sem a lactose”, esclarece a nutricionista.
O processo alérgico está sempre associado a um aumento de sensibilidade do sistema imunológico quando entra em contato com aquela substância que causa alergia. “Nesse caso, o processo alérgico se dará através do contato com a proteína do leite. “As mães devem atentar-se às listas de ingredientes dos produtos industrializados, para que não contenha soro do leite, leite de vaca“, relatou.
A puérpera Daiane Resende Menezes, 21 anos, que está internada na ala verde da MNSL, é mãe de Elisa que nasceu prematura, com alergia ao leite de vaca. Foi necessário tirar da alimentação de Daiane tudo com lactose. “ Descobrimos que Elisa tem alergia, porque apresentou sintomas como sangue nas fezes. Ela só mama, e eu tenho um cardápio diferenciado na MNSL, sem lactose”, disse Daiane.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B