Na próxima quinta-feira, 15 de agosto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe,sob a regência de seu diretor artístico maestro Guilherme Mannis, retoma o projeto “Cantos do Brasil”: concerto inteiramente dedicado à música nacional.
Nesta edição, o grupo concentrará suas performances na obra do mais importante compositor brasileiro de todos os tempos, Heitor Villa-Lobos, com a interpretação de duas de suas mais importantes obras: Bachianas Brasileiras nº4 e 5, em versão para grande orquestra de John Krance.
Completam o programa a abertura da ópera “O Garatuja”, de Alberto Nepomuceno, e a obra “Alá”, do compositor baiano e professor da Universidade Federal da Bahia Paulo Costa Lima. O concerto, com início às 20h30, será realizado no Teatro Atheneu, e os ingressos, a preços populares, já estão disponíveis em sua bilheteria. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio de sua Fundação de Cultura e Arte Aperipê.
Valorizar a cultura local e brasileira tem sido uma das vocações da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Especificamente em relação às Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos, trata-se de nove composições escritas a partir de 1922. Nesse conjunto de obras, escritas para diversas formações, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro, em especial a música caipira, às formas pré-clássicas no estilo de Bach, com a intenção de se construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Todos os movimentos das Bachianas, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro. São trechos famosos de Bachianas, além da Toccata, também chamada de “O Trenzinho do Caipira” (nº2), o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho) (nº4), e a Ária (Cantilena), que abre as Bachianas nº5.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B