Indenizar-SE: juiz começa a ouvir testemunhas de defesa

Ex-vereador Emmanuel Nascimento e advogado chega à vara criminal, mas prefere o silêncio (Fotos: Portal Infonet)

Entrou em uma nova fase o processo que tramita na 3ª Vara Criminal de Aracaju, fruto da Operação Indenizar-SE, desencadeada pelo Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), que culminou com a denúncia contra 19 réus, entre ex-vereadores de Aracaju e assessores. Eles são acusados de montar suposto esquema para desviar recursos públicos destinados pela Câmara Municipal de Vereadores, em setembro de 2015, para pagamento de despesas de parlamentares à época, a título de verbas indenizatórias.

Audiência acontece a portas fechadas na Vara Criminal

Nesta terça-feira, o juízo da 3ª Vara Criminal ouviu o depoimento da última testemunha indicada pelo Ministério Público Estadual [classificada como testemunha de acusação] e começou a ouvir as primeiras testemunhas apontadas pela defesa dos réus. Cada um dos 19 acusados pode apresentar até oito testemunhas, conforme explicam os advogados que atuam na defesa.

O juiz não permitiu que jornalistas participassem da audiência judicial, que aconteceu a portas fechadas na manhã desta terça-feira, 27, na 3ª Vara Criminal. A defesa dos réus prefere aguardar os desdobramentos da ação penal para divulgar a estratégia, mas têm convicção que nenhum dos acusados cometeu crimes.

“Não há nada de robusto no processo. O próprio Tribunal de Contas do Estado, ao avaliar e julgar a questão, disse que não houve dolor da parte de ninguém”, ressaltou o advogado Carlos Alberto Menezes, que atua na defesa de alguns ex-vereadores.

O advogado Antonio Correia Matos reconhece a complexidade do processo e ressaltou que o interrogatório dos réus é de extrema importância para esclarecer muitos pontos e assegurou que as versões deles se conectam entre si e que a estratégia da defesa vai depender desses depoimentos, que deverão ser colhidos ao final da oitiva de todas as testemunhas. “Vai depender do interrogatório dos réus. Um interessa ao outro”, resume.

Conheça a relação das pessoas denunciadas pelo Ministério Público:

Ex-vereadores

Adriano Oliveira, o Adriano Taxista

Agamenon Sobral

Agnaldo Feitosa

Anderson Silva, o Anderson de Tuca

Daniela Fortes

Emmnuel Nascimento

Jailton Santana

Max Prejuízo

Gonzaga de Santana

José Augusto da Silva, o Augusto do Japãozinho

Renilson Félix

Roberto Morais

Tijói Barreto Evangelista, o Adelson Barreto Filho

Valdir dos Santos

Advogados

Alcivan Menezes

Alcivan Menezes Filho

Richard Leon Freitas Silveira

Outros

Pedro Ivo Santos Carvalho, empresário, sócio de Richard Leon

Robson Barreto Santos, contador

O processo continua tramitando na 3ª Vara Criminal em segredo de justiça.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais