Estados e municípios vão receber o equivalente a R$ 197,5 milhões para vigilância em saúde. O recurso será concedido às gestões locais que aderiram ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), do Ministério da Saúde e atingiram os resultados pactuados.
Para Sergipe, serão disponibilizados o valor de 511.093,09 em recursos. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos 75 municípios alcançaram 70% das metas pactuadas. Além do recurso, os municípios irão receber apoio técnico para implementação de iniciativas que garantam melhoria das ações de vigilância em saúde.
Metas
Dentre as metas, as localidades contempladas devem ter 90% de registros de óbitos alimentados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) até 60 dias após o final do mês de ocorrência, assim como o registro de nascidos vivos no Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc).
Além de priorizar a cobertura vacinal do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 1 ano de idade (Pentavalente – 3ª dose, Poliomielite – 3ª dose, Pneumocócica 10 valente – 2ª dose) e para crianças de 1 ano de idade (tríplice viral – 1ª dose). Além disso, os estados, Distrito Federal e Municípios devem cumprir meta de 80% de salas de vacina com alimentação mensal das doses de vacinas aplicadas e da movimentação mensal de imunobiológicos, no sistema oficial de informação do Programa Nacional de Imunizações de dados individualizados, por residência.
Com informações do Ministério da Saúde
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B