Vice-presidente Hamilton Mourão visita Museu em São Cristóvão

Vice-presidente, Antônio Mourão, durante visita ao Museu Histórico de Sergipe (Foto: Heitor Xavier/ Prefeitura de São Cristóvão)

O vice-presidente da república, Antônio Hamilton Martins Mourão, chegou à capital sergipana na manhã desta sexta-feira, 4, e seguiu para a cidade de São Cristóvão. Na quarta cidade mais antiga do país, Mourão foi recebido pelo Governador do Estado, Belivaldo Chagas, pelo prefeito da cidade, Marcos Santana e por outras autoridades. Visitar São Cristóvão foi uma indicação do próprio Mourão.

O Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, aproveitou a visita do vice-presidente para entregar um relatório com as demandas do município no intuito de receber apoio do Governo Federal. Para o gestor é importante receber autoridades, em especial de Brasília, para conhecer a realidade do Nordeste.

“Me parece que o vice-presidente tem um interesse cultural por cidades históricas, isso é muito bom porque a gente pode ter uma expectativa de que esse interesse dele resulte em direcionamentos de ações e de recursos para uma cidade pobre como a nossa. Fizemos um relatório e entregamos a ele com as obras estruturantes da cidade, com as demandas já protocoladas e em andamento na Caixa Econômica Federal e no BNDES, no intuito de que ele possa nos ajudar no sentido de agilizar nossos pleitos”, diz.

Prefeito Marcos Santana entregando o relatório com as demandas de São Cristóvão (Foto: Heitor Xavier? Prefeitura de São Cristóvão)

O gestor lembra que a Praça São Francisco em São Cristóvão tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, título que apenas 14 cidades brasileiras, das 5.570, possuem, mas que esses títulos precisam resultar em algo diferenciado para quem mora nas cidades.

“ É fundamental que toda infraestrutura do município esteja pronta para receber os turistas, mas precisa estar pronta para quem mora na cidade. Nenhuma cidade que não seja boa para o morador será boa para o turista. O turista ao vir a praça São Francisco ele passa por áreas degradadas, ruas não pavimentas, ruas que têm disposição de lixo, então tudo isso faz com que o turista questione porque o entorno do monumento histórico é tão triste. Isso não acontece exclusivamente pela neglicencia de gestores, acontece porque administramos uma cidade pobre, com algumas particularidades, muitas deficiências e com um passado de gestões administrativas desastrosas, e isso gerou um passivo enorme para quem administra a cidade”, afirma o prefeito.

Alguns populares marcaram presença na Praça São Francisco a espera do vice-presidente, mas reclamaram da rápida visita. “Ele chegou aqui, não olhou nem para o povo, nem um tchauzinho. Passou quinze muitos no museu e foi embora. Custava nada ser mais humilde”, reclama a artesã Maria de Fátima Goes.

A dona de casa Marleide de Andrade também foi até a praça São Francisco. Ela conta que se tivesse oportunidade de falar com o vice-presidente ia pedir que o Governo Federal investisse mais na geração de emprego no município. “Eu ia pedir para o Governo trazer fábricas para cá para gerar emprego para o povo. Aqui em São Cristóvão não tem emprego, todo mundo tem que ir para Aracaju, que também não está fácil, e aqui está cheio de jovem e não tem emprego para eles. Isso precisa mudar”, diz.

Após visitar o Museu Histórico de Sergipe, Mourão seguiu para a capital sergipana para participar do evento “Os 25 Anos do Plano Real – Estabilidade Econômica Conquistada. E Agora?” em um hotel da Orla de Atalaia. O encontro foi promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais de Sergipe (Lide).

Homenagem

A tarde, às 14h30, Mourão receberá a medalha da Ordem de Mérito Parlamentar na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A propositura foi do deputado estadual Capitão Samuel (PSC). O parlamentar disse que sua intenção em homenagear o vice-presidente é uma forma de aproximar o governo federal do estado de Sergipe.

“Sergipe é o menor estado da federação, estado pobre, com situações difíceis, sobretudo na área financeira, e nós precisamos de alguma autoridade federal próxima da gente, e, fazendo uma homenagem ao vice-presidente da República, vamos falar dos nossos problemas, vamos pedir a ele para ser um padrinho do povo sergipano, do nosso estado, inclusive, nós deputados estaduais falaremos da questão da BR 101 e da Petrobras. A intenção é criar um relacionamento forte com alguém do governo federal para que ajude o estado que realmente está com pires na mão precisando de ajuda”, afirma o parlamentar.

Capitão Samuel também é autor da propositura que concede ao presidente Jair Bolsonaro o título de cidadão sergipano. A indicação já foi aprovada pelos deputados estaduais e a solenidade deve acontecer no mês de janeiro de 2020, com a vinda do presidente para compromissos relacionados ao gás natural na Barra dos Coqueiros.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais