TCE faz eleição em novembro e elegerá Luiz Augusto Ribeiro presidente

Luiz Augusto será o novo presidente pelo critério da antiguidade (Foto: Ascom/TCE)

A partir do próximo ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Sergipe terá novos gestores. Mantidas as atuais regras, o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro será o novo presidente. Mas a composição da mesa será definida através de eleições diretas, que ocorrerão no mês de novembro próximo. O voto para escolha da nova mesa diretora será restrito aos sete conselheiros que compõem aquela Corte de Contas e o Ministério Público Especial de Contas é excluído desse processo.

O atual presidente, Ulices Andrade, anunciou a data das eleições nesta quinta-feira, 10, durante sessão plenária do TCE. As eleições ocorrerão no dia 7 de novembro [uma quinta-feira, dia que regularmente ocorrem as sessões plenárias do tribunal. As regras atuais estabelecem o critério da antiguidade [o conselheiro com mais tempo na função] e do rodízio [será escolhido aquele que ainda não presidiu a Corte de Contas no Estado.

Estão nesse páreo, os conselheiros Luiz Augusto Ribeiro, Susana Azevedo e Angélica Guimarães. Mas Luiz Augusto Ribeiro vence, pelo critério da antiguidade. Nas eleições, que ocorrerão dia 7 de novembro, também serão escolhidos o vice-presidente e ainda o corregedor-geral, que substituirão os conselheiros Carlos Alberto Sobral e Angélica Guimarães, respectivamente.

Apesar de estar praticamente certa a eleição de Luiz Augusto, ainda não estão definidos os nomes que ocuparão a vice-presidência e a corregedoria-geral. Conforme informações da assessoria de imprensa, esses nomes só serão definidos no dia da eleição, cujo voto é secreto, quando os conselheiros recebem as cédulas para indicar o favoritismo para ocupação dos respectivos cargos.

Ulices Andrade foi eleito em novembro de 2017 e assumiu o mandato em janeiro de 2018, em substituição ao antecessor, Clóvis Barbosa. Neste ano, as eleições ocorrem em novembro e a posse será realizada no primeiro dia útil de janeiro do próximo ano. O mandato dos gestores do TCE tem duração de dois anos, conforme estabelecido na Lei Orgânica da própria instituição.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais