UFS tem dificuldade para identificar origem de substância oleosa

Substância oleosa não é visualizada por satélite (Foto: Portal Infonet)

Especialistas do Núcleo de Petróleo e Gás (Nupeg) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) também estão encontrando dificuldades para identificar a origem da substância oleosa, que atingiu a faixa litorânea dos nove estados da região Nordeste. A equipe do Nupeg continua analisando as amostras do óleo enviadas pelo Instituto Brasileira do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O professor Alberto Wisniewski, do Departamento de Química da UFS e coordenador do Laboratório de Petróleo e Energia da Biomassa (PEB), informa que as manchas oleosas não são visualizadas por satélite, o que dificulta ainda mais a identificação da origem. Ele explica que há uma lâmina de água por cima da substância oleosa, que impede a visualização do produto por meio de satélites.

As observações dos especialistas do Nupeg ratificam as análises feitas por outras instituições e afastam semelhanças entre a substância que se espalha pela região Nordeste e os produtos produzidos no Brasil. “Temos aqui uma repetição do está sendo dito, verificamos que não tem relação com óleos brasileiros”, ressalta o professor Wisniewski.

Os relatórios decorrentes das análises das amostras enviadas ao Nupeg serão encaminhadas para o Ibama, segundo o professor. As amostras ainda passam por avaliações no Nupeg. “Estamos discutindo os dados obtidos para ver se ajudam na elucidação do problema”, comenta o professor. “É difícil identificar a origem em função das características e nem por satélite se tem condições de fazer o acompanhamento”, destaca.

O professor diz que a maior preocupação, no momento, está no combate para evitar que novas manchas surjam no meio ambiente. A substância oleosa já chegou à Bahia e está afetando todos os nove estados da região Nordeste. De acordo com o Ibama, a substância oleosa está presente em 68 municípios do Nordeste poluindo 150 localidades da região litorânea.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais