Com salários atrasados desde setembro, servidores do município de Canindé do São Francisco participaram de uma audiência no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) na segunda-feira, 11, no intuito de resolver a situação dos funcionários públicos no município. O prefeito Ednaldo Vieira Barros, que reassumiu o cargo há cerca de uma semana, secretários e assessoria jurídica do município participaram do encontro. O salário do mês de setembro deverá ser depositado até esta quarta-feira, 13, mas ainda não há data para o pagamento da folha de outubro.
O presidente do Sindicato dos Servidores de Canindé do São Francisco (Sindiserv-Canindé), Emanoel Aleixo, conta que os servidores que trabalham nas secretarias de Saúde, Agricultura, Bem Estar Social e Esporte, Cultura e Turismo não receberam os salários de setembro.
“Ficou combinado que até amanhã, 13, será paga o restante da folha de setembro, já o salário de outubro, que não foi pago a ninguém, não tem data para ser pago. Ficou combinado que na segunda-feira, 18, uma nova audiência vai acontecer no TJ para que a Prefeitura sinalize a data para pagar a folha de outubro”, explica.
Emanoel lembra que o atraso salarial dos servidores efetivos acontece no município há pouco mais de dois anos. “Tem meses que ficam dois meses em atraso, e já chegou a quase três meses, então isso não é novo, e apesar da crise, chegam recursos no município. Canindé já chegou a pagar R$ 1 milhão com gratificações, cargos comissionados e contratos, então a questão não é que a folha é alta. A pergunta é porque a folha está alta? Espero que com a volta do prefeito ele regularize a situação porque são os servidores que sofrem com isso”, reclama.
Canindé
O secretário de Finanças de Canindé do São Francisco, José Cláudio Reis, confirmou que até amanhã o pagamento da folha de setembro será depositado e que na segunda-feira, 18, apresentará o cronograma de pagamento ao TJ/SE.
“Como reassumimos na semana passada o município, nós ainda estamos fazendo o levantamento da situação financeira do município. Ainda não temos ideia da real situação, mas na segunda-feira (18) já teremos esse cronograma e uma melhor definição das contas de Canindé. Hoje nossa receita é basicamente o ICMS pago pelo Estado, que oscila bastante, porque o FPM é todo retido para pagamento do INSS”, explica.
Ao assumir novamente a Prefeitura, o prefeito Ednaldo da Farmácia exonerou todos os cargos comissionados e contratados. De acordo com o secretário de finanças, esse é um procedimento de praxe quando uma nova gestão assume, e que apenas os cargos essenciais vão permanecer. “Estamos fazendo um levantamento das necessidades de cada área, de cada programa, para que possam se manter e funcionar”, diz.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B