Professores fazem ato para marcar início da greve em Aracaju

Professores da rede pública do Estado de Sergipe se reuniram na manhã desta terça-feira, 26, e ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e a Praça Fausto Cardoso para reivindicar o apoio dos deputados estaduais e pressionar o governador Belivaldo Chagas (PSD) a recuar quanto ao envio dos Projetos de Lei Complementares (PLCs) 16/2019 e 17/2019, que alteram regras na carreira dos professores. O ato marca o primeiro dia de greve da categoria, cuja paralisação não possui data determinada para ser finalizada.

Diretor do Sintese, Joel Almeida, fala da greve dos professores. (Foto: Portal Infonet)

Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), os educadores iniciaram a mobilização nas primeiras horas da manhã e permaneceram mobilizados até o final da sessão legislativa. “Fazemos hoje um movimento lindo contra a retirada de direitos e de importância para todos nós. O objetivo é pressionar os deputados a retirarem esses projetos da Alese, porque, a nosso ver, ele destrói direitos e economiza quase nada, muito pouco para o Estado”, explica o diretor do Sintese, professor Joel Almeida.

Um dos deputados que já se colocou em defesa dos professores foi Iran Barbosa (PT). Para ele, o Governo de Sergipe não é claro quanto aos objetivos do projetos e não dialoga com as categorias e com os deputados. “O Governo entrega com a alegação de que precisa rearrumar a estrutura da carreira. Ele não dá explicações porque não dialoga. O governador prometeu ainda em campanha, à diretoria do Sintese, que as medidas relacionadas à educação só seriam tomadas a partir de um processo de debate, mas isso não está acontecendo”, relata o deputado, que também critica o modo de atuação do governo, “Precisa modificar a sua postura administrativa, o seu perfil econômico e priorizar o investimento no estado, a valorização dos servidores e o diálogo com as categorias”, conclui.

Governo

Professores lotam galerias da Alese. (Foto: Portal Infonet)

Em nota, o Governo de Sergipe se defendeu informando que os projetos enviados a Assembleia Legislativa não diminuem salários, não retiram triênios de professores aposentados, nem tampouco da ativa. “Para acabar com qualquer interpretação por parte do Sintese, o governo vai mandar uma emenda que deixa o artigo do Projeto de Lei ainda mais claro”, explica.

A nota também cita que o momento não propício para uma paralisação e identifica que tal movimento gerará transtornos para os estudantes e a continuidade do ano letivo. “Faltam pouco mais 20 dias para a conclusão do ano letivo 2019. Uma greve neste momento prejudica principalmente o aluno. Pela primeira vez em pouco mais de 23 anos o calendário está unificado em todas as escolas da Rede Estadual. Com previsão para férias em 20 de dezembro e retorno 10 de fevereiro 2020, a greve também prejudica o professor que em vez de usufruir de suas férias precisarão repor aulas”, complementa.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais