O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou, nesta quinta-feira, 28, mais um ecoponto na capital sergipana. A terceira Estação de Entrega Voluntária está localizada no bairro Santos Dumont, zona Norte, e atenderá, além da comunidade local, os moradores de regiões próximas. Construído com recursos próprios, num investimento total de R$ 121.494,46, o ecoponto possui uma área de 945,83 m² para o recebimento de volumosos, entulhos e recicláveis.
“Uma obra aparentemente pequena, mas que faz uma grande diferença porque colabora com a manutenção da limpeza pública em Aracaju. É uma etapa fundamental que concretizamos para tornar Aracaju uma cidade sustentável. A sustentabilidade passa pela preservação do meio ambiente, mas também pela maneira correta com que tratamos os resíduos sólidos. Então, com os ecopontos, nós colaboramos com a coleta, já que a população não precisa mais descartar os volumosos nas ruas, e com o tratamento adequado dos resíduos”, destacou o prefeito.
Ao reforçar a importância do ecoponto para o manejo correto e tratamento dos resíduos sólidos na cidade, Edvaldo ressaltou que a meta da administração municipal é instalar, até 2020, 18 unidades em Aracaju. “Isso dará uma nova cara para a cidade porque conseguiremos avançar também na coleta seletiva. É um trabalho que considero muito importante porque, com esse trabalho, Prefeitura e sociedade se unem para transformar a cidade em um lugar limpo, bem cuidado, e sustentável. Somente quando girarmos essa chave dentro de nós e nos tornarmos sustentáveis, poderemos contribuir para a construção de uma cidade sustentável”, considerou.
Ecopontos
Assim como as outras áreas voltadas ao recebimento de resíduos da construção civil e volumosos, esta possui duas caixas de 5 m³ para volumosos (embalagens, restos de poda, móveis e outros resíduos de origem não industrial); duas de 30m³ para entulhos (resíduos da construção civil); e quatro contentores com capacidade de 240 litros para recicláveis.Os ecopontos também possuem o mesmo metro quadrado de área e a mesma estrutura.
Dos 18 ecopontos que a gestão pretende construir, 10 contarão com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), já garantidos pela administração municipal. A ação é coordenada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), faz parte do Planejamento Estratégico e contempla o projeto P15.
“Neste projeto, existe uma meta de redução dos pontos de descarte irregular de lixo dentro do município e o ecoponto é uma estrutura que serve para essa redução, além de outras iniciativas que são implementadas, a partir dele. É um ambiente preparado para receber resíduos de pequenos geradores, no que diz respeito à resíduos da construção civil, recicláveis, volumosos, então é um ambiente propício para isso”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Estações em atividade
A primeira Estação de Entrega Voluntária foi implantada no bairro Industrial, zona Norte, como projeto piloto, em agosto de 2018. Desde a sua inauguração, o local tem registrado, mensalmente, uma média significativa de resíduos recolhidos, sendo da construção civil, volumosos e recicláveis. Até junho deste ano, a estação já recolheu 891,34 toneladas de resíduos da construção civil, 129,31 toneladas de volumosos e 3,20 toneladas de recicláveis.
A segunda unidade foi construída no bairro Coroa do Meio e inaugurada no último dia 2 de outubro. De lá para cá, foram recolhidas 73,84 toneladas de entulhos, 85 toneladas de volumosos e 10 toneladas de recicláveis. Além destes ecopontos já entregues, uma quarta estação está sendo erguida no bairro 17 de Março.
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B