A mãe da primeira vítima fatal do novo coronavírus (Covid-19), uma idosa de 90 anos, morreu na manhã desta sexta-feira, 3, por suspeita de contágio da doença na Unidade de Urgência do Ipesaúde. Além da mãe da primeira vítima, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que a filha também está internada por suspeita da mesma doença.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ipesaúde, a mulher veio a óbito com uma síndrome respiratória aguda grave que resultou em uma pneumonia não específica. A nota emitida pelo órgão informa ainda que a confirmação ou não do óbito por coronavírus sairá em até 4 dias. “Foi realizada a coleta do exame, mas o resultado só sai em 4 dias”, completou.
A SMS confirmou que a terceira familiar com suspeita da doença se encontra internada no Hospital da Zona Norte (Nestor Piva). A mulher, cuja idade não foi divulgada, deu entrada na unidade hospitalar no início da noite da última quinta-feira, 2, com sintomas do Covid-19 e encontra-se sob cuidados médicos, mas em estado estável. Ela também será submetida a exames para tentar identificar a presença do vírus.
PMA
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) enviou nota à imprensa explicando todo o atendimento feito a família:
“A SMS informa que a rede municipal prestou todo o atendimento necessário à paciente de 61 anos, que faleceu na quinta-feira, 2. Ela deu entrada na Hospital Nestor Piva no dia 26 de março, queixando-se de dor torácica e falta de ar, com ausência de sintomas de febre. No dia do internamento foram feitos exames que, juntamente com o quadro clínico anterior, apontavam a possibilidade de se tratar de uma infecção respiratória, sendo realizado o teste para a Covid-19. No mesmo dia, ela apresentou uma piora e foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Com o resultado positivo para a Covid-19 e por ser diabética e hipertensa, fatores que agravam a infecção pelo coronavírus, o quadro se agravou e a paciente veio a óbito na quinta-feira, 2.
Desde o dia 27 de março, a equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde de Aracaju vem monitorando diariamente 11 pessoas da família (entre eles mãe, irmã, cunhado, filhos e netos), através do contato telefônico, realizando orientações aos familiares através do membro de referência da família. Todos seguirão sendo monitorados até o prazo de 14 dias, tempo previsto de quarentena.
Neste trabalho de monitoramento e orientações acerca do isolamento domiciliar, no final da tarde de ontem, 2, durante o contato feito pela equipe, foi relatado pela irmã da paciente que veio a óbito e referência familiar para monitoramento da família, que houve o agravamento dos sintomas da mãe, sendo orientada a procurar atendimento médico em unidade hospitalar.
Diante do histórico de pneumonia apresentado pela idosa e com o agravamento dos sintomas, ela veio a óbito nesta sexta-feira, 3. A coleta para detecção da Covid-19 já foi realizada e o resultado está sendo aguardado. Diante de sintomas apresentados por uma das filhas da paciente que veio a óbito na quinta, 2, a SMS já coletou teste para o coronavírus e aguarda o resultado.
A SMS reforça que deu todos os encaminhamentos necessários, assim como, realiza o monitoramento e orientações constantes a todas as pessoas, informadas pela família, que tiveram contato com a vítima.”, diz nota na íntegra.
por Daniel Rezende
Matéria sofreu acréscimo da nota da PMA às 12h18
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B