A seguradora que administra o DPVAT, o seguro obrigatório pago por proprietários de veículos para cobrir danos decorrentes de acidentes envolvendo automotores, abriu canais pela internet e também pela central telefônica para se comunicar diretamente com os beneficiários e vítimas de acidentes de trânsito. Medidas que visam combater as fraudes, do porte daquelas investigadas pela Polícia Civil que já culminaram com a prisão de quatro pessoas.
Entre os presos, está um policial militar da ativa. Mas um quinto acusado já é considerado foragido da justiça: Carlos Alberto Pereira Lima. Há mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário contra ele, mas a Polícia Civil ainda não o localizou. Na quinta-feira, 23, a Secretaria de Estado da Segurança Pública deflagrou a Operação Hidra para cumprir os mandados de prisão. De acordo com informações da assessoria de imprensa, a Polícia Civil continua com equipe mobilizada para localizá-lo e cumprir o mandado judicial.
As investigações foram iniciadas a partir de denúncias feitas pela própria administradora do DPVAT, seguradora que é responsável pelo pagamento das indenizações. Durante essa investigação, a Polícia constatou um suposto esquema, cujos organizadores utilizavam documentos falsos e comunicavam a ocorrência de acidentes de trânsito nos quais aconteciam mortes ou invalidez permanente para que a seguradora que administra o DPVAT pudesse fazer a liberação das indenizações.
Canais de atendimento
Com as novas medidas adotadas pela seguradora que administra o DPVATA, o segurado pode fazer a solicitação do benefícios sem sair de casa. A administradora do DPVAT disponibilizou a central de atendimento telefônico, disponível exclusivamente para as vítimas de acidentes de trânsito e de seus beneficiários.
O contato pode ser feito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, por meio dos telefones 4020-1596, para capitais e Regiões Metropolitanas, e pelo 0800 022 12 04, para outras regiões. Conforme a assessoria da seguradora, os beneficiários e vítimas podem fazer um pré-cadastro pelo telefone e, em seguida, eles receberão um e-mail, contendo as orientações para o envio da documentação necessária. Essa documentação pode ser enviada pelo próprio e-mail. Estando correta e completa a documentação, o pedido será cadastrado e a seguradora fará a análise para posterior liberação do benefício.
Os segurados também podem enviar os pedidos de indenização por morte e invalidez permanente ou reembolsos de despesas médicas (DAMS) através do aplicativo “Seguro DPVAT”, disponível para download gratuitamente nas lojas “Google Play” e “Apple Store”, na internet. Nesse aplicativo, o usuário pode acompanhar o andamento dos pedidos e enviar os documentos complementares solicitados.
No primeiro acesso ao aplicativo, é preciso selecionar o perfil “Sou vítima, beneficiário ou representante legal” e depois preencher o cadastro. Em caso de dúvidas, todo o detalhamento de como utilizar a ferramenta pode ser encontrado em um vídeo tutorial, no canal do Youtube do Seguro DPVAT.
Estatística
De acordo com os dados fornecidos pela seguradora, no primeiro trimestre deste ano, 1.136 segurados foram atendidos em Sergipe. Entre as indenizações, prevalecem pedidos por invalidez, com 769 procedimentos; outros 253 para ressarcimento de despesas médicas e suplementares, classificadas como DAMS, e outros 114 por mortes. A seguradora não ofereceu estatística sobre o volume de recursos decorrente do pagamento dessas indenizações em Sergipe.
A estatística, conforme a assessoria, está inserida no contexto nacional. No ano passado em todo o Brasil, a seguradora pagou 253.232 indenizações, totalizando um volume de recursos equivalente a R$ 1,452 bilhão. Desse total, 67% foram indenizações decorrentes de invalidez permanente.
por Cassia Santana
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