Pio Décimo nas Letras

                 A importância da cultura e da informação começa,  nesta sociedade contemporânea, a ficar mais visível .Diante disto, a  Faculdade Pio Décimo apresenta  o Curso de LETRAS , habilitação Português / Espanhol, à  sociedade Sergipana , com o objetivo de caráter social, que versa na possibilidade dos profissionais de várias áreas como jornalistas, pedagogos, advogados e pessoas vocacionadas votarem às  salas de aula com dois objetivos. O primeiro  centra-se na oportunidade de pessoas graduadas em  outras esferas voltarem-se ao curso como forma de aprimoramento cultural e do conhecimento da própria língua; o segundo, de pessoas que desejam dignificar o magistério se depararem com uma vertente que amplia a valoração da nossa língua   e da segunda língua mais falada no mundo, o espanhol – a última já a observar o mercado de trabalho no quesito sala de aula, tradução, conversação e afins, visto que o profissional de letras pode atuar em vários segmentos além da sala de aula.

         Diante desta nova possibilidade, quem ganha com a extensão dos cursos oferecidos pela instituição Pio Décimo  é a sociedade, pois as universidades federais, por mais interesse e esforço do governo, não suprem a demanda que se acumula ao longo dos anos. Temos, de maneira indubitável, um número de alunos , muitas das vezes, sem perspectiva de vida, a se submeter a trabalhos quase que escravos em uma sociedade , que sendo uma das maiores economias do mundo, ainda não conseguiu fazer a equitação positiva do dinheiro que aqui se produz. Posto isto, ao averiguar tal situação, a Faculdade estabelece preços acessíveis , vistos por este educador, que observou ainda , preocupado com os alunos da área, o programa pedagógico, objetivos, ementas das matérias, LABORATÓRIO com computadores e programas para o estudo da língua espanhola, bibliografia atualizada,  todos os elementos pautados para que o graduando em letras – português/espanhol – ao término do curso, tenha a possibilidade de mostrar os conhecimentos no mercado de trabalho , que exige competências não só do conhecimento acerca da matéria , como também de conhecimentos gerais e das literaturas brasileira, portuguesa e, muito satisfeito fiquei, ao presenciar  a LITERATURA SERGIPANA, que fará a retomada  dos grandes  escritores sergipanos do passado como Tobias Barreto e dos contemporâneos , a exemplificar o gênio de um estilo forte , tendo como representante Araripe Coutinho. Bárbara a atitude, pois o sergipano deve enriquecer mais as informações da literatura local, pois não se pode versar o desenvolvimento , se o próprio povo não se apropria da gente que o faz por intermédio da arte da escrita.  Tal visão da Faculdade , sob a responsabilidade  do Diretor-Geral José Sebastião do Santos, dos Vice-diretores Júlio Seabra e prof. Emiralva Souza ,  da Diretora Acadêmica Lenalda Dias, prova que , ao longo dos 50 anos de existência , a Associação de Ensino Pio Décimo tem cumprido o papel social, a formar  profissionais abalizados nas diversas áreas.

          De fato, dizer que Sergipe não é um estado progressivo, seria um grande equívoco; pontuar que não possui homens que inovam e  veem as carências intelectuais, também o seria. Assim, neste momento de transformação e por que não dizer evolução da língua portuguesa, voltemos às salas de aula, façamos das faculdades centros de saber, de interação social, para dinamizar o aprendizado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais