Criado para prestar suporte à população durante a pandemia do novo coronavírus, o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, implantado pela Prefeitura de Aracaju, tem ampliado sua atuação para além da proposta inicial. A princípio, o serviço realizava um suporte pontual. Agora, com a integração do MonitorAju, passou, também, a fazer um acompanhamento transversal de algumas pessoas que testaram positivo para covid-19. Do início da sua implantação até meados do mês de julho, quando foi fechado o último boletim, já foram registradas cerca de 2,3 mil ligações.
De acordo com a coordenadora, as motivações para a procura têm muito a ver com a instabilidade e dimensões do vírus. “Estamos lidando com um vírus que possui muitos fatores ainda desconhecidos e isso leva a uma alteração psicológica. É tanto que a própria OMS [Organização Mundial da Saúde] orienta a oferta desse tipo de serviço em situações de pandemia ou desastres naturais. O que temos percebido é que, além das questões sobre a saúde em si, as pessoas têm procurado por outras razões. Já registramos, por exemplo, gente que estava com problemas com um terreno e ligou para ter um suporte”, destaca Chenya.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
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