Com previsão de retorno no dia 28, academias preparam protocolo

Setor acredita que pode retomar as atividades cumprindo protocolo e com capacidade reduzida (Foto: Enviada pelos representantes do setor)

Um dia após realizarem um protesto em frente ao Palácio dos Despachos, representantes de academias, centros de lutas e profissionais de educação física foram recebidos pelo Governo para discutir a retomada das atividades do segmento. Quem conduziu a reunião foi o superintendente de comunicação social do Governo, Givaldo Ricardo.

Durante o diálogo, o Governo passou aos profissionais a previsão de retorno das atividades do segmento para o dia 28 de agosto, se o plano de retomada econômica seguir o planejamento de forma normal. Para que o segmento retorne, no entanto, o Governo solicitou sugestões e um protocolo de segurança para garantir a atenuação do risco de contágio da Covid-19 entre os praticantes das atividades.

De acordo com o professor Andeson Canela, o entendimento da categoria é que os estabelecimentos em questão já têm condições de retomar as atividades, com os devidos cuidados, por considerar que as atividades físicas são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico e para a saúde mental das pessoas que estão sofrendo com a ansiedade durante a pandemia. “Além do fator saúde, o nosso ramo em Sergipe gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e são 628 academias de musculação registradas oficialmente em Sergipe, ou seja, é essencial para a economia”, complementa Canela.

O professor afirma que também solicitou ao Governo que no decreto do próximo dia 14, autorize a liberação dos espaços públicos para desenvolvimento de atividades de academias, até que os estabelecimentos sejam liberados. O Governo não confirma se atenderá o pedido.

Como as academias devem retornar

No protocolo que está sendo concluído pelo segmento, a previsão é que as academias retornem com a capacidade de atendimento reduzida e critérios sanitários. “A gente ainda descobrir quais horários serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é que o setor retorne com 40 a 50% da capacidade. Os equipamentos terão que manter uma distância de um metro e meio e os usuários deverão utilizar equipamentos individuais (máscaras) e álcool em gel (para higienizar os aparelhos antes do uso)”, explica Canela.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais