Há muita expectativa dentro e fora do Congresso Nacional em torno da apreciação e aprovação do Projeto de Lei 6.407/13, que moderniza a legislação do gás natural no país. O projeto vem sendo pleiteado há algumas semanas para que entre em votação, mas isso só deve ocorrer na semana que vem. O texto tem como relator o deputado federal Laércio Oliveira (PP/SE), que na última sessão virtual afirmou que o projeto deve ser incluído na pauta de votação do dia 25 de agosto, terça-feira da próxima semana.
A nova Lei do Gás pretende estimular a competição no mercado do gás natural e desburocratizar as permissões para as empresas do setor, desde a fase de transporte do produto. O texto também cria novas regras tarifárias para o setor; permite o acesso de terceiros aos gasodutos, unidades de tratamento e processamento de gás natural e terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL); e proíbe donos de gasodutos de participar de outras atividades, como importação ou comercialização de gás natural.
Segundo Laercio, já há diálogos com parlamentares do Congresso bem adiantados e com representantes do setor. Com o relatório pronto, o projeto tem sinal verde para seguir em tramitação. Os deputados ainda poderão apresentar emendas e discutir mudanças no texto do projeto. Se aprovado na Câmara dos Deputados, o texto segue para o Senado.
Sergipe vê com muita expectativa o projeto, já que a partir de agora se torna uma referência na cadeia produtiva de gás com a inauguração da Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I, a maior da América Latina, e a previsão de exploração de novos reservatórios de petróleo e gás pela Petrobras em águas ultraprofundas da costa do estado.
Por Ícaro Novaes
Com informações da Agência Câmara de Notícias
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B