Concessão do CIC para iniciativa privada é aprovada na Alese

Novo Centro de Convenções será gerido por meio de PPP (Foto: Setur/Emsetur)

A concessão de uso do Centro de Convenções de Sergipe (CIC), por meio de Parceria Público-Privada (PPP), foi aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe nesta quinta-feira, 3, em regime de urgência. O Projeto de Lei 239/2020, encaminhado pelo Poder Executivo, rendeu discussão e divergência entre os deputados, mas acabou aprovado pela maioria da Casa Parlamentar.

O líder do Governo, na Alese, o deputado Zezinho Sobral (Podemos), justificou o pedido de urgência para votação da matéria. “O Estado depende dessa aprovação para publicar os editais (que vão reger o contrato entre as iniciativas privada e pública). E como se trata de uma PPP, tem que motivar o setor privado. O governador pretende inaugurar o CIC em que ele já esteja com esse processo atualizado para que imediatamente já passe a funcionar, por isso o pedido de urgência”, frisou.

A medida prevê uma parceria de até 30 anos entre a empresa interessada em administra o CIC. O projeto prevê que, nos contratos, as empresas que assumirem o espaço tenham liberdade para modernizar, operar, adquirir equipamentos, fazer ampliações e até alterações no ambiente do Centro de Convenções ao longo das três décadas de contrato.

O deputado Iran Barbosa (PT), no entanto, contestou o projeto por entender que ele não resguardava direito ao Estado em usar o espaço em prol dos sergipanos. O deputado propôs uma emenda para que fosse garantido, por meio dos editais, espaço para artistas sergipanos das mais variadas áreas em eventos e apresentações. A propositura, no entanto, foi rejeitada pela maioria dos deputados.

A obra do CIC passou por diversos problemas e acumulou anos de atraso. Orçada em mais de R$ 20 milhões de reais, ela está prevista para ser inaugurada ainda em 2020. O Governo espera que a “operação privada desse equipamento amplie as possibilidades de captação de eventos turísticos relevantes, dinamizando assim esse setor da economia sergipana. Benefícios indiretos esperados do projeto incluem o aumento da demanda por hotéis, restaurantes e diversos outros serviços e produtos disponibilizados pela ampla cadeia produtiva ligada ao turismo”, pontuou no projeto.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais