Serviço de Verificação de Óbito funciona 24 horas

O registro é fornecido gratuitamente e o serviço funciona 24h (Foto: FSPH)

A declaração de óbito é um registro oficial, necessário para liberação do corpo do cidadão para sepultamento . O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) é responsável pelo fornecimento deste documento às pessoas que têm o falecimento de causa natural, nas seguintes situações: enfermidade sem assistência médica, quando acontece em casa naturalmente, ou em via pública, sem lições externas ou ações traumáticas. O registro é fornecido gratuitamente e o serviço funciona 24h.

Com a pandemia do coronavírus, o serviço está sendo responsável na vigilância, controle e averiguação dos óbitos domiciliares suspeitos de covid-19, além de funcionar como retaguarda para contenção de óbitos para sepultamento, fazendo um controle na cadeia de propagação do vírus.

A coordenadora do SVO, Patrícia Ribeiro de Araújo, explica que para o atendimento de sobreaviso no recolhimento de óbitos nas unidades hospitalares, bem como para as pessoas que não possuem planos funerários e contam com assistência gratuita para sepultamento do município, a solicitação pode ser realizada por meio do telefone 3234-6023.

“A família ou a empresa funerária faz o contato preliminar com o Serviço de Verificação de Óbito, e um profissional plantonista da unidade entra em contato com o médico para realização do atendimento e liberação do corpo, na sede da instituição em Aracaju (das 20h às 22h ).No recolhimento, um familiar de primeiro grau deverá se dirigir ao serviço portando documento com foto original do óbito e declarante, além de encaminhar os últimos exames e medicamentos da pessoa que faleceu”, explica.

O SVO fica localizado na Rua Campo do Brito, 551, Bairro São José, em Aracaju. O plantão técnico é das 7h às 22h para liberar óbitos, e das 23h às 7h funciona o plantão administrativo para recolhimento na grande Aracaju. Já em caso de suspeito de covid-19, a liberação ocorre às 15h30, devido o sepultamento.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais