Moradores de uma pequena comunidade pesqueira, localizada no bairro Industrial, zona norte de Aracaju, realizaram um ato na manhã desta terça-feira, 13, para protestar contra uma ordem de despejo emitida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
A notificação emitida pela SPU pede que a comunidade deixe a região porque a área é considerada uma zona de preservação, e aponta que os imóveis construídos às margens do rio Sergipe são irregulares.
O prazo dado pela União para que a evasão aconteça é de 10 dias e hoje foi o sétimo dia. “Eles deram esse prazo de 10 dias para a gente assinar o documento e sair daqui da comunidade sem direito a nada e ainda ter que pagar uma multa de mais de R$ 7.000 caso a gente não saia”, declarou Gleiciane Ribeiro, moradora da comunidade há 40 anos.
Segundo a moradora, a comunidade decidiu realizar o protesto para chamar atenção das autoridades para o problema. “Não queremos causar vandalismo ao fazer o protesto. Queremos apenas chamar atenção, porque nós também temos família e filhos para sustentar. Queremos justiça. Sair daqui sem ter garantia de um novo lar nos deixa de mãos atadas”, explica.
Gleiciane relata que existia um programa que retiraria a as famílias daquela área e as colocaria em novas moradias, porém elas nunca foram transferidas para esse local e não mais receberam notícias sobre o programa.
A comunidade pretende continuar com os protestos no bairro Industrial até o final do prazo de 10 dias dado pela SPU.
O Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em Sergipe e a informação é de que em breve o órgão emitirá um posicionamento sobre o caso. A equipe de reportagem permanece à disposição por meio do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.
Por Isabella Vieira e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B