2ªonda Covid:políticos fingem q não sabem o q sabem por conta eleição

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Enquanto o Continente europeu, os Estados Unidos e diversos outros países vivem a a 2ª onda da Covid-19, com restrições duras para conter a pandemia, a classe política e os gestores no Brasil fingem que “não sabem o que sabem” por conta das eleições municipais.

Na última sexta-feira, 06, o artigo deste espaço teve uma excelente repercussão com várias mensagens de indignação dos leitores por conta da omissão de boa parte da classe política que, na ânsia de conquistar votos, não usa máscara e nem disponibiliza álcool em gel para os eleitores quando fazem suas visitas, caminhadas e carreatas, pois fica parando, abraçando e cumprimentando todos eles.

É como se o voto fosse mais importante do que a vida do eleitor. Primeiro “meu mandato, meu voto.” E a vida pode ficar em último plano.

É lamentável o relaxamento de todos. Das principais autoridades, desde o “presidente” Bolsonaro, passando pelo governador Belivaldo, parlamentares e candidatos. São poucos os candidatos que se preocupam com os protocolos. A ânsia pelo voto vale mais do que qualquer vida.

É triste ver também a omissão das autoridades fiscalizadoras e sanitárias que poderiam se somar e dar um basta em tudo isso. Apenas alguns juízes eleitorais, isoladamente, vêm proibindo aglomerações. Porém, era necessária uma determinação maior por parte do comando do TRE/SE, como por exemplo, proibindo os atos eleitorais nesta semana.

E nestes últimos dias para o primeiro turno, alguns candidatos espalham a Covid-19 de duas formas: uma com abraços e apertos de mãos. E a outra, com o dinheiro duplamente sujo que se espalha igual a pandemia para a compra de votos de parte do eleitorado que é tão suja e corrupta como o candidato.

Alerta para os eleitores sergipanos! Todo cuidado é pouco! Prefeitura é algo sério! Dinheiro Público não pode cair em mãos da agiotagem. 

 


Itabaiana: desesperado, Luciano Bispo diz que vai ser governador de Sergipe e por isso precisa eleger Edson E o deputado estadual – sob liminar – Luciano Bispo, desesperado com o desempenho do seu candidato Edson, resolveu apelar e enganar os itabaianenses. A mais nova fake news – bradada no Bairro Queimadas, no fim de semana – é que ele diz que será o governador de Sergipe e para isso precisa de Edson como prefeito. Tudo isso produto da impunidade decorrente da morosidade do Judiciário. Luciano já era para perder o mandato desde a legislatura passada por conta de diversos processos por improbidade administrativa quando deixou o caos na Prefeitura de Itabaiana. 

Umbaúba: áudio com secretário municipal intimidando servidores viraliza em grupos de whatsApp. Denúncia foi feita à Justiça Eleitoral  E um áudio, atribuído a voz do secretário de comunicação da Prefeitura de Umbaúba, Claudson Guimarães, viralizou no fim de semana em grupos de WhatsApp da região do Sul Sergipano, onde está localizado o município. No áudio, Claudson Guimarães alerta que está fazendo anotações de quem não aparece na campanha à reeleição do prefeito Humberto Maravilha: “…deixe comigo que estou lá fazendo o boletim, fulano apareceu tantos dias, João Bosco não apareceu nenhum dia, tá arrombado na minha mão vocês viu…” O blog foi informado que a denúncia já foi formulada à Justiça Eleitoral e uma autoridade disse que é abuso de poder e pode ser enquadrado em crime eleitoral. O áudio:



Itabi: pesquisa divulgada mostra Júnior de Amynthas na frente  O NE Notícias divulgou ontem, 08, uma pesquisa realizada pelo Instituto França para prefeito de Itabi. A pesquisa, registrada com o Número de identificação: SE-07060/202, foi realizada de 04 a 06 de novembro, ouvindo 400 eleitores e tem uma margem de erro de 4,7% e um intervalo de Confiança de 95%. Tanto na espontânea, na induzida e na expectativa de vitória, o candidato Júnior de Amynthas tem um percentual na média de 14% para o segundo colocado. Veja todos os dados aqui: https://www.nenoticias.com.br/pesquisa-para-a-prefeitura-de-itabi/

Crise renal E o deputado Fábio Mitidieri gravou um vídeo ontem, 08, agradecendo as orações dos amigos e eleitores por conta de uma forte crise renal aguda quando estava chegando em Pirambu no último sábado, 07. De imediato ele foi encaminhado para Aracaju onde fez exames ficando internado sob observação e recebeu alta médica no domingo. Fábio Mitidieri hoje comanda o maior partido de Sergipe, o PSD. O blog deseja uma excelente recuperação para o amigo.

Sob nova direção Uma fonte próxima da 2ª pessoa mais influente da arquidiocese de Aracaju, que é o vigário geral, informou, no último sábado à noite, que o novo reitor do Seminário maior será o padre Carlos Henrique Santos, atual pároco da paróquia de São Mateus, na Aruana. Durante o evento realizado no último sábado, muitas notícias foram confirmadas ao blog. É aguardar para ver a confirmação.

Evento tímido Segundo a fonte, o evento realizado na noite do último sábado teve uma fraca participação, pois as pessoas ficaram temerosas com a possível aglomeração de pessoas por causa da Covid-19. “Se não fosse os membros das comunidades Shalom e Canção Nova teria sido uma fiasco. As pessoas preferiram ouvir a voz do bom senso e ficaram em casa, inclusive a esmagadora maioria dos padres e diáconos”. Parece que nem o 1º ministro apareceu. Affmaria!

Show de bajulação O leigo que estava presente contou que saiu horrorizado com “o discurso longo, cansativo e bajulador” do diretor da Rádio Cultura, ao final da Missa. “Foi tanta bajulação com o arcebispo que as pessoas ficaram comentando ao final da Missa”, concluiu. Cruzcredo!

Fica dado o recado O blog recebeu um material sobre um determinado padre que teria sido rebaixado de pároco à condição de vigário e tem a máxima proteção do padre Genário, vigário geral da arquidiocese de Aracaju. O blog não irá divulgar o material, porém comunica ao vigário geral que sabe de tudo, pois 2 pesos e 2 medidas não caem bem numa pessoa que diz pregar o evangelho. E essas coisas costumam chegar rapidinho no famoso endereço da Embaixada do Vaticano, em Brasília, e podem estragar o sonho de qualquer carreirista.

Presidente da ALA assume direção do Conselho Estadual de Cultura Na última quinta-feira, 5, dentro da programação da Semana da Cultura, organizada pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funca), foi realizada a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura. Na ocasião, foram nomeados e empossados 15 conselheiros de diversos órgãos e entidades, tendo como novidade este ano a incorporação de mais quatro membros na mesa. Foram oficialmente empossados o novo presidente e vice-presidente da mesa: Francisco Diemerson de Souza Pereira, presidente da Academia de Letras de Aracaju (ALA); e Igor Leonardo Moraes Albuquerque, representante do Governo do Estado de Sergipe, respectivamente. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri).

Retorno O atual presidente, Francisco Diemerson, se mostrou emocionado ao retornar ao local onde exerceu a atividade de estagiário, só que agora, em uma nova posição. “Venho a este Conselho emocionado por retornar agora como presidente, integrando esse grupo seleto e penso que o colegiado é um órgão de ressonância cultural, intelectual e em prol da diversidade de ideias. É um local da divergência produtiva de opiniões que vão se construir baseadas nas políticas de cultura”, concluiu. Além de Francisco Diemerson, outros dois membros da Academia de Letras de Aracaju integram o Conselho Estadual de Cultura: os acadêmicos Fernando Aguiar e Antônio da Cruz.
                                                                                                         
Seminário Virtual “O Ensino Remoto de Arquitetura e Urbanismo em tempos de pandemia”  O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), através da Comissão de Ensino e Formação (CEF), realiza no próximo dia 19/11, das 14h às 18h, o Seminário Virtual “O Ensino Remoto de Arquitetura e Urbanismo em tempos de pandemia”. O evento tem como objetivo de discutir o tema e estreitar parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES) de arquitetura e urbanismo, além de planejar estratégias e ampliar a qualidade do ensino remoto da área. Público alvo: docentes e discentes da área de arquitetura e urbanismo, além de interessados no tema. Para saber mais sobre programação e participar do Seminário Virtual “O Ensino Remoto de Arquitetura e Urbanismo em tempos de pandemia”, é necessário realizar inscrição em: www.cause.gov.br


                                                                           
Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderson_bnw/
Bruno, 36 anos. Ele é pai de dois filhos. Há mais de 20 anos, ele trabalha nas ruas como flanela, limpando pára-brisas de carros em semáforos. Conheci o Bruno hoje em uma avenida de Aracaju por volta das 14h. Eu parei. Eu conversei com ele. Ele me contou um pouco sobre sua vida. Ele se orgulha de ser pobre e honesto. Ele nunca foi preso. Ele lamentou que muitos o humilhem por ser preto e de flanela. Ele me disse que ganha cerca de 30,00 por dia … Com esse dinheiro alimenta os filhos e a companheira. Nem mesmo a dureza do dia a dia tira o bom humor de Bruno. Ele fez questão de que todos na vizinhança o conhecessem e gostassem dele. Depois das fotos que tirei do Bruno, nos cumprimentamos respeitosamente e ele voltou a trabalhar. No final da tarde, ele volta para casa de bicicleta.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
                          

Batistão! Foto da última sexta-feira, 06, por um morador de um edifício vizinho Está claro que mesmo sem jogo a gestão do estádio não está cuidando do gramado. Por isso os repórteres de todo o Estado que transmitem os jogos da série B vem esculhambando com o Batistão. Tem campo de pelada em Aracaju bem melhor do que o gramado do Batistão. Pergunta-se: qual seria a maior praga que afeta o gramado do Batistão? A omissão do administrador de plantão!

Responsabilidade Social E a Max Clínica, localizada no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, sempre preocupada com a responsabilidade social e, diante do crescimento do índice de suicídio nas camadas populares nos últimos meses, conforme dados estatísticos divulgados em todo país, iniciou atendimento gratuito para pessoas cadastradas no bolsa família, que estejam com depressão. O agendamento pelo número de WhatsApp: 9 88729529. Mais detalhes:   https://www.facebook.com/CarlosMaxPrejuizo/videos/3420841061339085/

                                                                                     
Clube de Tiro Na manhã do sábado, 7, recebemos a visita surpresa de representantes do Exército Brasileiro que vieram fazer uma fiscalização de rotina no Clube de Tiro Pinheiro. Tenho grande satisfação em abrir as nossas portas para esses bravos homens que cumprem com valor o seu trabalho!



Itabaiana: uma eleição chamada Valmir de Francisquinho. Anderson Christian, Correio de Sergipe da última sexta-feira, 06

A coluna, como não poderia deixar de ser, avisa logo: o colunista trabalha na Comunicação da prefeitura de Itabaiana. Deixando isso claro, vamos aos fatos. Poucas eleições em Sergipe, nos 75 municípios, têm um quadro definido, claro mesmo, quanto aos resultados do próximo dia 15 de novembro. Aqui mesmo nesta coluna já foi observada a tranquilidade por que passa a cidade de Barra dos Coqueiros, visto que a gestão de Airton Martins (MDB) é tão bem avaliada que nem parece que está acontecendo disputa. Essa mesma lógica se aplica ao município de Itabaiana, conforme pode ser comprovado por pesquisa publicada pelo site JL Política, do sempre competente jornalista Jozailto Lima, cuja amostragem foi colhida entre os dias 26 e 28 de outubro, semana passada, portanto, além de ter sido contratada pelo próprio Instituto França de Pesquisa (IFP), realizados da consulta, ouvindo a 581 entrevistados, todos eleitores de Itabaiana, com margem de erro de 4% e índice de confiabilidade de 95% e com registro de número 01782/2020 na Justiça Eleitoral SE. Os números da disputa são avassaladores: nos votos válidos, excluindo-se nulos, brancos e indecisos, Adailton Sousa (PL), candidato apoiado por pelo atual prefeito, Valmir de Francisquinho, tem 65% de intenções de votos; Edson Passos (MDB) fica com apenas 27,9%, Carminha Mendonça (PP) com 5,1%; Dr. Olivier (PT), com 1,8%; e Bráulio de Zé de Lourenço (PMN), 0,2%. O indicativo de vitória de Adailton é muito claro. Mas, na mesma pesquisa, um outro dado chamou a atenção do colunista a ponto dele valer o título dessa coluna. É que a aprovação do prefeito Valmir de Francisquinho é gigantesca após seus quase oito anos de gestão. Consideram ela ótima em 32,54%; boa, 37,12%; regular, 19,32%; ruim, 4,07%; péssima, 6,44%; e 0,51% não soube responder. Veja bem, leitor e leitora, Valmir vai finalizando suas duas gestões consecutivas com incríveis 89,98% de ótimo, bom e regular, que é o que define a aprovação de uma gestão. Não se trata de voto, mas de simpatia, de reconhecimento que, por sua vez, se traduzem, aí sim, em votos. Portanto, a liderança acachapante de Adailton para prefeito, uma vez que ele é apoiado por Valmir de Francisquinho, é mais do que compreensível: é normalíssima mesmo! No domingo, 15 de novembro, com esses números se confirmando nas urnas – pois é sempre bom lembrar que pesquisa é retrato do momento –, também estará confirmado que Valmir de Francisquinho foi o grande vitorioso neste 2020 não apenas por vir a eleger o seu sucessor, mas porque verá que todo o ódio destilado a ele pelos oposicionistas unidos, no que se convencionou chamar de Operação Marilu, em que apoiadores dos deputados Luciano Bispo e Maria Mendonça, se unem com o único objetivo de destruir Valmir, não terá vingado nem na cabeça e nem nos corações dos itabaianenses. A conferir.


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


RESENHA

CADERNO DE RUMINAÇÕES, de Francisco J. C. Dantas    Por Antônio FJ Saracura*

Francisco Dantas é escritor consagrado pelas obras anteriores. É o grande ficcionista sergipano, um dos maiores do Brasil, atualmente. Bem formado na arte, pois ensinou literatura em universidades no Brasil e no exterior; trabalhou com a matéria que hoje pratica com maestria.

Eu nunca havia lido uma obra dele inteira (em 2012), com a desculpa íntima de que poderia influenciar (polarizar) minha escrita. Afinal, ele é o sol sergipano…

Como não me encandear?

E, por isso (acho, pois eram sentimentos fluidos), apenas roubava trechos de seus livros nas bibliotecas públicas, nas rodas de leitura e nas livrarias. Banhos de sol. Gloriosos!

E aí aconteceu o lançamento de seu novo livro, Caderno de Ruminações, na Livraria Saraiva, em 31 e maio de 2012; misturei-me à multidão, entrei na fila e consegui (calado) o meu autógrafo.

De posse do livro, não havia como me furtar à leitura…

Quando a concluí, dois dias depois, quedei-me atribulado, como fez o ferreiro Jánus no conto de Mikszáth Kálman, ao conhecer a ciência. Suas mãos tremeram e ele preferiu abandonar a profissão de cirurgião de cataratas. De que me serviria criar uma obra inferior? Ou cegar o paciente?

E comecei a rabiscar considerações sobre o livro lido, ainda meio encandeado, para ir me acostumando com o novo tempo. Caminhões de elogios encharcaram minha cabeça. A empolgação cega qualquer um.

Amassei os papeis e os joguei fora.

Parei dois dias, até achar uma beira de lagoa na Terra Vermelha onde o canto das saracuras, no final da tarde, fosse o mesmo de antes da leitura.

Talvez tenha esperado demais.

O que me saiu agora são ruminaçõezinhas que, a seguir, compartilho com você, que ainda me segue.

No início da leitura, estive claudicante, como aluno de dança na primeira aula. Depois, peguei o ritmo da escrita, o jeito da prosa. E o livro fluiu fácil, gostoso, até o final.

“Caderno de Ruminações” conta a história de um médico brilhante que entra em decadência. Tudo que tenta ou que faz dá errado. E a cada dia, sobe mais no seu monte calvário. O autor está perto e não perdoa, acompanha-o, vasculha suas dúvidas (são muitas), seus orgulhos falidos (não são menos), sua paixão suicida por uma prima do ramo perverso da família, (que o maltrata). Essa Analice, mesmo aparecendo pouco, acelera a trama. Ela é gasolina de alta octanagem que faz o avião quebrar a barreira da lógica. Uma Iracema do circo de Zé Bezerra, que fazia os espectadores esquecerem a família para segui-la pelo mundo. Como o fez Zé Bigodinho, vendedor de bilhetes de loterias em Itabaiana, e como eu quase faço, na condição de leitor dessas Ruminações de Francisco Dantas, com Analice.

Há um perfeito entrosamento das palavras, das frases, das partes do enredo. Nada sobra, nada falta. As figuras, apesar de aparecerem em profusão, ajudam no criação dos climas. As palavras e construções eruditas são assimiladas facilmente pelo contexto bem definido. Acho que qualquer autor deve utilizar todos os recursos que a língua oferece. Quem os conhece, sorri contente; os outros (meu caso) sintam-se numa sala de aula proveitosa e aprendam.

O romance é ambientado em Aracaju, o que me deixou muito envaidecido. Estamos deixando de ser o fim do mundo.
Recomendo a leitura do Caderno e, para mim, em especial, recomendo a leitura dos demais livros de Francisco Dantas. Onde eu os achar à venda, darei um jeito de comprá-los. Perdi o medo! Depois do impacto inicial, cresci em busca do tamanho do monstro (sagrado). Na verdade, há espaço para todos. Parar com essa busca desesperada ao ótimo. Ter calma e usufruir os disponíveis, por enquanto.

(Aracaju, 25 de junho 2012, recuperada em 02 de junho de 2019, do blog: Antônio Saracura Sobre Livros Lidos).
*Escritor das Academias Itabaianense e Sergipana de Letras.



PELO TWITTER

www.twitter.com/arielpalacios É o começo do fim de 4 anos de dedos em riste, gritarias tuitéricas, delírios conspiranóicos…e de muita tintura loira e maquiagem a granel de tons cítricos. Aquela jeca onda nacional-populista que se expandia pelo planeta pode, talvez, ter tido um breque.


www.twitter.com/frednavarro Já está circulando a piada de que Bolsonaro vai processar Trump por “abandono de incapaz”.


www.twitter.com/alanbarretoso Não torci por Biden, mas pela derrota de Trump, para mim, prioridade para retroceder a escalada do nazifascismo no mundo, inclusive aqui no Brasil, enfim, cada dia com sua dor e gemidoPonto de interrogação e exclamação.


www.twitter.com/ayres_britto APOTEOSE

A alma na concha das mãos,
O coração no brilho dos olhos,
A esperança no topo da fala,
Eis o discurso do Biden.

www.twitter.com/F5Sergipe #Eleições2020 Mais de 40 candidatos de Sergipe com patrimônio acima de R$ 300 mil receberam auxílio; veja a lista



Siga Blog Cláudio Nunes:                                 

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 


Frase do Dia
Um “não” dito com convicção é melhor e mais importante do que um “sim” dito meramente para agradar ou, pior ainda, para evitar complicações. Sinceridade, Mahatma Gandhi.



https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-11/papa-francisco-angelus-fe-atuante-boas-obras.html


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais