São Cristóvão registra até o momento 100 óbitos por Covid-19

Mais de 3000 casos foram registrados no município. (Foto: Freepik)

A secretaria de saúde de São Cristóvão registrou nesta quinta-feira, 17, mais 13 casos novos de coronavírus e mais um óbito, contabilizando um total de 100 mortes no município pela covid-19.

O óbito registrado foi de uma mulher de 84 anos, sem comorbidades. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado hoje, o município possui 3.011 casos confirmados, 2.721 recuperados (90,37%), 185 pessoas em isolamento domiciliar (6,14%) e 5 pessoas internadas (0,17%). Dos 13 novos casos registrados, 05 são mulheres com idade entre 30 e 45 anos, 05 são homens com idade entre 32 e 62 anos e 03 são crianças sendo duas do sexo feminino (com 04 e 12 anos) e uma do sexo masculino (com 10 anos).

“Hoje atingimos uma marca da qual não nos orgulhamos, já são 100 vidas perdidas, 100 famílias que choram a perda de um ente querido e que nos traz profunda tristeza. Temos trabalhado de forma incessante para que nenhuma vida seja perdida, mas essa guerra não é de uma pessoa, é preciso que toda a população se comprometa com os cuidados básicos que hoje é o único modo que temos para nos proteger e proteger aqueles que amamos”, afirma Fernanda Santana, secretária de Saúde de São Cristóvão.

Segundo ela, as medidas de prevenção e contenção da transmissão do vírus devem ser intensificadas cada vez mais até que haja o recebimento da vacina.  “Mais do que nunca é hora de dizer que precisamos reforçar o isolamento social, as medidas de higienização, lavar as mãos, usar álcool gel a 70%, e usar a máscara de proteção individual. Estamos nos preparando para receber a vacina, aguardando que o Ministério da Saúde nos envie, e até lá que continuemos intensificando os cuidados”, reforça a secretária.

Atualmente, o número total de óbitos em decorrência da COVID-19 desde o início da pandemia é de 2.381 mortes no estado de Sergipe, 183.735 mortes no Brasil e  1.656.403 em todo o mundo.

Segundo Beatriz Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão, a disseminação do vírus é agravada pelas aglomerações, a falta de higienização das mãos e a negligência com relação ao uso de máscara, hábitos que precisam de atenção por parte da população que possui grande responsabilidade na luta contra o vírus.

“Enquanto profissionais de saúde, temos nossas limitações. Se a população não se conscientizar e não entender que é corresponsável com relação a essa situação que vivemos, vai ser muito difícil passar por essa segunda onda ilesos. A segunda onda já começou, e agora precisamos que isso aconteça com o mínimo de perdas possíveis, pois não queremos mais perder nenhuma vida. Pedimos que a população se cuide, cuide daqueles que ama”, afirma ela.

“Sabemos que as festas de fim de ano estão chegando e a tendência é que esses momentos com aglomerações aumentem. Então nosso pedido é que as pessoas evitem ao máximo estar em aglomeração, seja em supermercados, feiras, evitem ambientes onde o vírus possa estar sendo disseminado com maior facilidade”, reforça.

É importante reforçar que muitas pessoas acham que já estão imunes ao vírus por já terem contraído covid-19 em algum momento, no entanto, a ciência já comprovou que é possível haver reinfecção. “Sabemos que há pessoas que tem contraído o vírus novamente. Após 3 meses da primeira infecção, os anticorpos tendem a diminuir, então que não achem que quem pegou uma vez está ileso. Isso ainda é muito recente para a ciência. As pessoas podem voltar a pegar, por isso todo cuidado é pouco. Retomem os hábitos que tínhamos no início da pandemia: distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara, que são nossos grandes aliados no combate à covid-19”, reforça Beatriz Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais