Munições e cápsulas deflagradas do tempo do cangaço foram recuperadas pela Polícia Federal em Sergipe. Os materiais, segundo a PF, foram fabricados, aparentemente, entre os anos de 1912 e 1913. Botões e biliros também foram recuperados na Grota do Angico, no município de Poço Redondo/SE.
Segundo a PF, a recuperação dos bens ocorreu durante a instrução de inquérito policial destinado a apurar a subtração de artefatos em sítios arqueológicos e demais locais de interesse histórico, como a Grota do Angico, local do último confronto entre o bando de Lampião e as volantes, em 28 de julho de 1938, ocasião em que Virgulino Ferreira, Maria Bonita e outros nove cangaceiros teriam sido mortos.
A PF ainda destacou que a realização de escavações e a retirada de quaisquer objetos de locais de interesse histórico configura crime previsto no artigo 63 da Lei n. 9.605/98, estando os autores sujeitos a penalidades.
O material foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para catalogação e correta preservação.
Com informações da Polícia Federal
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B