Em 2021, a EGBÉ – Mostra de Cinema Negro de Sergipe celebra a criança preta que vive em nós. De 10 a 16 de abril, serão exibidas narrativas sobre o resgate de memórias afetivas, narrativas que têm ganhado cada vez mais espaço, pois, além da reconstrução de uma memória histórica, cineastas negros têm buscado recompor esse lugar simbólico que tanto nos humaniza: os recortes da nossa vida afetiva compostos pelas experiências da infância.
Desde a sua primeira edição, a Mostra busca abrir janelas para o cinema negro levando essas narrativas também para o interior do estado de Sergipe, reforçando a autoestima preta das populações aonde o cinema sequer chega. A Egbé se tornou um espaço de aquilombamento, um espaço para conhecer o que nossos cineastas têm criado, as histórias que têm contado e como essas narrativas nos ajudam a entender o lugar que ocupamos hoje.
Há seis anos temos despertado intimidade com nossas próprias narrativas e esse ano queremos celebrar a criança preta que fomos e que somos, pois ela vive em nós. Queremos celebrar as crianças pretas de todos os álbuns de famílias. E honrar as que vivem nesses álbuns apenas como a lembrança de um mundo que fez delas o alvo. Mudaremos o alvo dessas narrativas!
Para quem deseja exibir com a gente, as inscrições já estão abertas através do link.
Fonte: Mostra de Cinema Negro de Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B