Faz muito sentido correr em interesse de uma causa. No último sábado, 30, foi realizada a 3ª Corrida de Prevenção a Cegueira, um evento promovido pela Sociedade Sergipana de Oftalmologia e organizado pela Conceito Soluções Esportivas. Mais do que correr, o objetivo foi alertar para os riscos do glaucoma, uma doença ocular que pode levar a cegueira.
Mais de 700 corredores participaram da prova. O percurso, entre 5 e 10 km, foi realizado no fim de tarde ao longo da Orla de Atalaia, um dos principais cartões postais de Aracaju. A famosa avenida Oceânica, antes tomada pelos veículos, ganhou vida com a passagem do atletas.
Pelo terceiro ano consecutivo, a prova entra definitivamente no calendário esportivo de Sergipe. Reconhecida pelo alto nível de organização, a Corrida de Prevenção a Cegueira apostou alto em 2015 com um grande número de inscritos.
Para atender aos corredores, foi montada uma arena próxima ao Oceanário com diversas atrações: música, massagem e distribuição de brindes.
A largada foi dada pontualmente às 17 horas com o sol caindo em meio ao balanço dos coqueiros. Teve quem saiu às pressas e não apreciou tanto a beleza arquitetônica da orla e nem mesmo a brisa.
Quem foi para os 5 quilômetros retornou ainda na famosa Passarela dos Caranguejos. Quem ousou fazer os 10 quilômetros aproveitou a serenidade da pista em direção à praia da Aruana.
Não dá pra falar nada dos pontos de hidratação. A distância entre um e outro estava ideal e com água gelada. O sopro frio do vento noturno não foi suficiente para abrandar o suor. Mesmo durante a noite foi necessário um banho refrescante com os copinhos que saiam diretamente do gelo.
A lição ao final do percurso: consultar com regularidade o oftalmologista. O glaucoma, quando diagnosticado com antecedência, pode ser controlado. Importante que o portador da doença também siga o tratamento. Correr por um causa é um deleite.
Fotos – As fotos da 3ª Corrida da Prevenção a Cegueira podem ser acessadas no site www.tocorrendo.com. O portal é mantido pelo fotógrafo César de Oliveira, que nos últimos anos tem mostrado um grande trabalho nas corridas de rua em Sergipe.
Ironman – Há 14 anos Florianópolis recebe uma das principais provas do triathlon mundial: o Ironman. Em 2015 o evento contou com a participação de vários sergipanos, com destaque para Anderson Gois, Wanderclan Chaves e Bruno Campelo. Eles são atletas da Zona Alvo. Anderson fez o tempo total de 11h07min; Wanderclan completou em 11h27min; e Bruno fechou com 12h09min. Pra quem não sabe o Ironman se divide da seguinte maneira: 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. É preciso ou não ser um homem de ferro pra completar isso tudo?
Pague Menos – No dia 23 de agosto, Aracaju receberá o Circuito de Corridas Pague Menos. As inscrições serão abertas ainda neste mês. Em outras cidades, a exemplo de Fortaleza, o evento foi um grande sucesso e as inscrições esgotaram em menos de uma semana. Pra participar dessa tem que começar a correr o quanto antes.
Circuito Qualidade Caixa – Uma das corridas mais conhecidas do país é o Circuito Qualidade Caixa. Reconhecida pelo padrão de qualidade na organização, a prova deve reunir milhares de corredores na Orla de Atalaia no dia 9 de agosto. As inscrições já estão abertas. Basta clicar aqui.
Santo Antônio – Um verdadeiro resgate histórico. No dia 14 de junho acontecerá a XXV Corrida Rústica do Santo Antônio. Serão 7 km em um percurso que irá envolver as principais ruas de um dos principais bairros de Aracaju. A corrida, que foi interrompida em 2010, está sendo retomada com todo o ânimo. A organização promete muitas novidades. As inscrições estão sendo realizadas na Central da Corrida.
Itabaiana – A cidade de Itabaiana receberá no dia 7 de junho a I Corrida Rotary Club Nova Geração. Serão mais de R$ 10 mil reais em premiação. O percurso é entre 5 e 10 km.