Abono salarial: economista indica melhor forma de usar o benefício

Abono Salarial já está disponível para mais de 7,5 milhões de brasileiros (Foto: Marcello Casal Jr)

Os trabalhadores sergipanos nascidos entre os meses de março e junho já podem fazer o saque do Abono Salarial. O valor pode chegar a um salário mínimo. O Portal Infonet conversou com o economista Fernando Carvalho, que orientou os sergipanos a utilizar o benefício de maneira estratégica.

Fernando explica que antes de gastar o valor do abono salarial, as pessoas devem levar em consideração sua situação financeira. O especialista lembra que mesmo estando endividado, nem sempre a melhor opção é usar esse valor para pagar dívidas.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração, segundo o economista, é se o beneficiário está trabalhando ou tem outra fonte de renda. Se a resposta for não, a orientação é deixar esse dinheiro reservado para alguma eventualidade ou emergência.

“Se ele estiver trabalhando, é preferível fazer um levantamento de quanto ele está devendo e os juros incidentes nestes valores. Valerá a pena aproveitar esse dinheiro extra para quitar dívidas ou no mínimo diminuir as mesmas. Se a dívida e os juros forem muito altos a ponto do valor do abono salarial (um salário mínimo) não ser suficiente para amortizar a dívida ou diminuir os juros, a melhor opção é poupar esse dinheiro para alguma eventualidade”, aconselha.

O economista Fernando Carvalho orienta as pessoas a guardar o abono salarial para uma eventualidade (Foto: Arquivo Pessoal de Fernando Carvalho)

Para os consumidores que não tem dívidas, Fernando recomenda aplicar esse dinheiro numa poupança ou investir em algo que esteve necessitando, mas o especialista adverte que é preciso avaliar se esse bem é realmente indispensável e sempre fazer pesquisa de preço.

“É importante salientar que esse é um valor pequeno de um salário mínimo. Vivemos um período de alta constante nos preços e baixa atividade econômica. Portanto, na hora de consumir é bom ter em mente que eventualidades podem surgir, e com isso, antes de consumir, deve-se perguntar se aquele bem ou serviço é essencial. Se a resposta for não, melhor que não compre e aguarde um momento melhor. Se a resposta for sim, outro fator importante é a pesquisa de preço, ver se de fato aquele preço praticado pelo bem ou serviço é justo e o menor do mercado”, orienta.

Abono Salarial

O abono salarial 2020-2021, ano base 2019, para os trabalhadores nascidos entre os meses de março e junho já está disponível desde o último dia 9 de fevereiro para saque. De acordo com a Caixa, mais de 7,5 milhões trabalhadores terão direito ao saque do benefício nessa etapa do calendário, totalizando mais de R$ 5,9 bilhões em recursos disponibilizados.

O dinheiro foi depositado na conta corrente informada pelo trabalhador. Para quem não é cliente do banco, foi aberta uma conta poupança digital, gratuitamente, a mesma usada para pagar o auxílio emergencial.

Nos casos em que o valor do abono não possa ser creditado em conta existente ou na poupança digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências. Nessa modalidade, os recursos estão disponíveis desde a última quinta-feira, 11. O saque pode ser realizado até 30 de junho.

Tem direito ao abono salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais