O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) recebeu neste último final de semana, 5 mil amostras para análise da Covid-19, mais do que o dobro da capacidade instalada do laboratório. De acordo com a superintendência do Lacen, a partir desta segunda-feira, 15, todas as amostras que ultrapassem a capacidade local será enviada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Cliomar Alves, superintendente do Lacen, explica que apenas as amostras de hospitais e de urgência serão testadas em Sergipe, as demais serão enviadas à Fiocruz. “ As amostras de Unidades Básicas de Saúde, de assintomáticos e de contatos de pessoas que testaram positivo serão enviadas à Fiocruz. Ficaremos apenas com a testagem de urgência e hospital, quantidade essa que já está dentro da nossa capacidade instalada que é de 1.200 amostras por dia para podermos entregar os resultados em 24h a 48h”, aponta.
O superintendente conta que na semana passada foram enviadas 4,5 mil amostras para a Fiocruz e que os resultados dessas amostras estão saindo entre 5 e 7 dias. “ Estamos trabalhando 24 horas por dia para dar conta da demanda, mas a partir de hoje, vamos enviar para a Fiocruz todas as amostras que excederem nossa capacidade instalada. A Fiocruz tem até 5 dias para enviar os resultados a partir do dia que eles recebem as amostras, então, esses resultados estão saindo de 5 a 7 dias”, afirma.
Novas variantes
Cliomar diz que, por enquanto, Sergipe não apresentou nenhuma nova variante do coronavírus, a não ser as oito já identificadas no Estado, dentre elas a variante do Reino Unido e a Amazônica. “ Essa semana estaremos recebendo um novo relatório da Fiocruz e esperamos não ter nenhuma novidade sobre novas variantes”, finaliza.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B