Em ato, sindicalistas protestam contra lotação no transporte coletivo

Ato ocorreu na porta da Prefeitura (Foto: vídeo reprodução CUT/SE)

Integrantes de movimentos sindicais se reuniram nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 24, em frente a sede administrativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE), Roberto Silva, o objetivo do ato está ligado à defesa da vida dos trabalhadores e trabalhadoras que estão morrendo de Covid-19.

“A Prefeitura de Aracaju está sendo omissa em relação à preservação da vida dos trabalhadores e trabalhadoras de Aracaju. O sistema de transporte municipal, que é comandado pela prefeitura, é o principal foco de contaminação dos trabalhadores e trabalhadoras”, avalia Silva.

Ainda segundo o sindicalista, além da lotação do transporte coletivo, também falta rigor na fiscalização. “A prefeitura é responsável por fiscalizar e punir as empresas que estão ameaçando a vida dos trabalhadores. A prefeitura não tem fiscais suficientes. O prefeito chegou a dizer que o problema era porque o povo não esperava outro ônibus. Mas como o trabalhador vai esperar se os ônibus demoram a passar?”, questiona Roberto.

Na visão de Roberto, a vacinação em massa na classe trabalhadora seria importante para diminuir o número de cidadãos infectados ou mortos pela doença. “É no transporte coletivo que os trabalhadores e trabalhadoras estão sendo infectados e morrendo. A vacinação é importante. Somos a favor da vida”, afirma.

PMA

Em nota, a Prefeitura Municipal de Aracaju informa que respeita o direito de manifestação das entidades e movimentos sindicais e o protesto realizado em frente ao Centro Administrativo, mas considera inadequado o direcionamento feito ao município da reivindicação por mais vacinas, uma vez que, até o momento, compete somente ao Governo Federal a aquisição de insumos e as diretrizes para a vacinação da população brasileira contra à Covid-19.

“A administração municipal tem assegurado uma logística eficiente à campanha de imunização local, a qual já utilizou 100% das doses repassadas pelo Ministério da Saúde, e vacinou, até o momento, 45.707 pessoas, o que representa 6,87% da população aracajuana, percentual acima da média nacional (6,04%)”, diz o órgão em nota.

Por fim, a PMA a Prefeitura  ressalta que “tem avançado, a partir do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, do qual Aracaju é membro, para que o Município também possa adquirir os imunizantes, atuando decisivamente para viabilizar a imunização massiva da população aracajuana”, finaliza a nota.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais