Amamentação: confira o que causa a mastite e formas de prevenção

É possível evitar uma mastite com a amamentação o mais precoce como também a retirada de leite que está em excesso (Foto: Ascom/SES)

A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias que ocorre em mulheres em fase de aleitamento materno. A mastite puerperal acontece por causa da permanência de leite represado em dutos mamários por prolongado tempo, pega incorreta ou uso de mamadeiras, bicos ou chupetas que podem causar fissuras mamilares.

A mastite causa vermelhidão, dor, calafrios e pode ocasionar febre e o tratamento se deve através de medicamentos juntamente com o manejo das mamas (retirada do leite). O tempo de tratamento pode variar e cabe ao profissional de saúde avaliar as mamas e o estado geral de saúde da mulher diariamente.

É possível evitar uma mastite com a amamentação o mais precoce como também a retirada de leite que está em excesso. Por isso é importante o acompanhamento de profissionais para auxiliar nesse momento.

A gerente do Banco de Leite Marly Sarney, Magda Dória, comenta sobre a importância dos cuidados. “Caso tenha alguma dificuldade no processo de amamentação a mulher deve procurar o banco de leite mais próximo para orientação.”

Funcionamento

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta das 7 às 19h, ao chegar a mulher é atendida na recepção, faz a ficha e logo em seguida é encaminhada para a sala de manejo onde será avaliada pela equipe multiprofissional do banco de leite que conta com pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista e assistente social.

A rede de bancos de leite de Sergipe agrega o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), o Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel, o Banco de Leite Zoéd Bittencourt e o Posto de Coleta Santa Isabel. Contatos: Banco de Leite Humano Marly Sarney – Rua Mato Grosso, s/n. Bairro José Conrado de Araujo. Aracaju (SE). (79) 3226-6301. Email blhumano.mnsl@saude.se.gov.br.

Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel – Rua Jackson de Figueiredo, 401. Centro, Itabaiana (SE). CEP 49500-00. Telefone (79) 3431-2290. Fax (79) 3431-2290. Email diretoria@msjose.com.br. Maternidade Zacarias Júnior/Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt – Rua Hipólito Santos. Centro, Lagarto (SE). CEP 49400-000. Telefone (79) 3631-2723. Fax (79) 3631-9319. Email bancodeleite@maternidadelagarto.com.

Posto de Coleta do Hospital Santa Isabel “Dr. Fernando Guedes” – Avenida Simeão Sobral. Bairro Santo Antônio. Aracaju (SE). CEP 49060-640. Telefone (79) 32124900. Fax (79) 3236-2053.

Fonte: Ascom/SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais