15 Anos do Blog! Firmeza e coragem que não vão parar

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Neste sábado, 15 de maio, este blog completará 15 anos hospedado na INFONET ( www.infonet.com.br ). Foram várias lutas encampadas e a maioria vitoriosa. Alguns percalços, mas nunca desistindo da luta. O leitor sabe que este espaço é opinativo e mais do que isso: nunca ficou em cima do muro em qualquer polêmica ou até mesmo disputa eleitoral. Seria mais fácil o “muro” como muitos fazem para receberem gordos contratos do poder público posando de “independentes” e “intelectuais” alicerçados no dinheiro público. Fácil demais!

Com a ajuda de amigos publicitários, o blog já tinha até um esboço de uma campanha comemorativa dos 15 anos, porém, o momento não é de comemoração.

Estamos perdendo muitos amigos e pessoas do Bem! Se tivéssemos encomendado e comprado as vacinas há um ano, hoje a maioria da população já estaria vacinada. Temos um presidente da República psicopata e imbecil que trabalhou o tempo todo contra a prevenção e contra a vacina. É um inconsequente: o impeachment é pouco para ele.

Enquanto estiver escrevendo, este jornalista continuará com o mesmo trabalho crítico, informativo e reflexivo. A opinião não é dona da verdade, mas serve para que o leitor reflita muitas vezes um tema que muitos têm medo de enfrentar de frente.

15 anos servindo à população sergipana; 15 anos a serviço da verdade e da justiça; 15 anos sendo a voz das minorias, dos excluídos e dos sem voz;

São 15 anos de firmeza e coragem que não vão parar enquanto o blog estiver no ar.

Que as Bodas de Cristal faça deste blog, cada vez mais, um espaço da Transparência, da Justiça e da Verdade. Sempre em frente, pois a mentira e o silêncio não vencerão.



Disputa de poder E numa famosa instituição sergipana, a briga interna está muito grande para ver quem mais ocupa funções e enfeita o seu currículo. O segredo é bajular bastante o chefe, pois ele tem pavor de quem discorda dele e aponta ilegalidades e imoralidades praticadas. 4 subordinados, o famoso quarteto, ocupam as 4 primeiras posições no ranking de cargos e funções: o 1º ministro, o chefinho sonso e manhoso, o narcisista e o acobertador que chancela. Até as Flores entraram na disputa. Tudo é vaidade, pois quando o chefe cair os demais cairão juntos.

 

         
Domingo, 16, coronel Carlos Augusto completaria 54 anos. Sempre presente, Amigo! E o coronel da PMSE, Carlos Augusto de Lima Bispo, que faleceu na última segunda-feira, 10, em decorrência da Covid-19, completaria 54 anos. no próximo domingo, 16. O blog presta uma homenagem póstuma ao homem, ao militar, ao cidadão e pai de família que foi correto e sério por onde passou. Deixa um legado para os filhos e todos os familiares de correção, abnegação e humildade. Presente Sempre!



Caso dos pastores de Sergipe acusados de assédio sexuais por fiéis da Igreja Quadrangular. Depois do depoimento do Lucas, ontem, 13, pela manhã foi a vez do pastor Antônio prestar depoimento à delegada Renata Aboim. Agora é esperar a conclusão do inquérito. As vítimas e a sociedade sergipana esperam com expectativa. 

Prefeitura de Aracaju preferiu matar o boi ao carrapato A SMTT/Aracaju achou mais conveniente retirar a placa de proibido estacionar ao longo da Praça Tobias Barreto, em frente a SSP, que multar ou até mesmo guinchar os veículos ali estacionados. Um porém, os veículos ali estacionados eram da SSP, mas se fosse de um simples mortal a “estória” seria outra. Os poderes são harmônicos e independentes, ou não? Com a palavra a SMTT Aracaju.

Forte repercussão Tem repercutido bastante a prisão de um jovem de Frei Paulo na operação “Falsos Guardiões”, que foi realizada pelo COPE da Polícia Civil de Sergipe na semana passada. Vários populares de Frei Paulo enviaram notícias dizendo da surpresa da “prisão do irmão” de uma pessoa que ocupa cargos de visibilidade na cidade de Aracaju. O irmão do preso é um dos auxiliares financeiros mais próximos de um famoso e mundialmente conhecido religioso. Também nos grupos de WhatsApp circula a foto do preso e muitos comentários… Home, vôte, crendeuspai!


 Na contramão: deputado da região de Dores faz denúncia infundada Tem político que esquece que as ações ficam na memória do povo. Não se justifica um deputado estadual que obteve uma excelente votação no município votar contra o Estado de calamidade pública porque é oposição ao prefeito. Esquece que a gestão está acima dos interesses eleitorais e o principal objetivo é atender os anseios da população. O deputado estadual João Marcelo, que votou contra o Estado de calamidade pública no município de Dores, já deve ter sentido a péssima repercussão nas redes sociais da região. O atual prefeito, Mário, desde que assumiu a Prefeitura vem dando publicidade e transparência a todos os atos. Parece que em tão pouco tempo já começou a incomodar. Ao lado a nota de repúdio publicada pela prefeitura.


Lagarto: Bloco de oposição apresenta projeto de lei autorizando auxílio emergencial municipal Os vereadores que fazem parte do bloco de oposição à gestão da prefeita Hilda de Gustinho (SOLIDARIEDADE) resolveram agir diante da inércia administrativa no que se refere à criação de um auxílio emergencial concedido pelo próprio município de Lagarto. Os nove vereadores assinam o Projeto de Lei 28/2021 que autoriza o Poder Executivo a realizar o pagamento de um benefício mensal a famílias que estão em situação de necessidade. A matéria foi protocolada nesta quinta-feira, 13, na Câmara de Vereadores e, assim que aprovada, a administração municipal terá que iniciar o pagamento do benefício no prazo de um mês após publicação da lei.

Para os mais pobres De acordo com o PL, o auxílio será dirigido exclusivamente aos mais pobres e pagará a quantia de R$ 250,00 mensais durante quatro meses. Vale ressaltar que só poderão fazer parte do quadro de beneficiários aqueles que estão inscritos no CadÚnico e se enquadram nos requisitos do projeto, como residir em Lagarto, ter renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa e não estar recebendo Benefício de Prestação Continuada (BPC), seguro-desemprego ou benefícios previdenciários de qualquer natureza, além também de não ter sido condenado por crime contra a administração pública.

Sem impedimento Um ponto importante no auxílio autorizado pelos vereadores de oposição é que não constitui impedimento o recebimento de quaisquer auxílios emergenciais federais concedidos em função da situação de pandemia da Covid-19, quer seja o instituído pela Lei nº 13.928, de 02 de abril de 2020, ou outro que venha a sucedê-lo sob o mesmo título. Porém, o PL deixa claro que somente será concedido um auxílio emergencial para cada família, entendendo-se como família o conjunto de pessoas que residem em um mesmo imóvel.

Aprovação O bloco de oposição está bastante confiante na aprovação do projeto de lei em breve e acredita que a iniciativa dos nove vereadores será bem recebida por todos os colegas de plenário, uma vez que é notória a falta de ação por parte da Prefeitura de Lagarto para a criação de um benefício mensal para ajudar as famílias que se encontram em vulnerabilidade social nesse cenário de pandemia e crise econômica. ( Fonte: LagartoNotícias.com.br)

Socorro: fábrica Altenburg vai inaugurar nova instalação com mais empregos O prefeito de Socorro, padre Inaldo, participou ontem, 13, de uma reunião com o empresário Rui Altenburg, proprietário da fábrica Altenburg (cama, mesa, banho e decoração, localizada no Distrito Industrial de Socorro), onde foi informado oficialmente que, em breve, estará inaugurando a nova instalação de sua empresa, com um espaço muito maior que o atual. “Ou seja, mais empregos para os socorrenses. Agradeço demais ao empresário por não só manter sua empresa aberta nessa pandemia, em que muitas pessoas infelizmente estão perdendo seus empregos, mas também está expandindo seus negócios aqui no município”, destacou o prefeito.

Parcerias Ele lembrou que Socorro tem uma população grande de baixa renda e por isso é preciso firmar parcerias com empresas. “Nos colocando à disposição e dando todo suporte necessário para que ela se mantenha no município, gerando empregos para milhares de socorrenses,” disse. Participaram da reunião o gerente da empresa, Roberto Zamprogna, e os secretários de Governo, Renato Nogueira; de Indústria e Comércio, Luiz Carlos, e de Infraestrutura, Eliel Felipe.

OAB/SE obtém liminar na Justiça Federal para barrar atuação ilegal de empresa “Sete Capital Assessoria” Em defesa da classe e da coletividade, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, obteve na quarta-feira, 12, liminar na Justiça Federal para barrar a atuação da empresa “Sete Capital Assessoria”, que realiza captação indevida de clientes e exercício ilegal da advocacia. Segundo a Comissão de Combate ao Exercício Irregular e Captação de Clientes da OAB, a empresa divulga acordos com instituições bancárias, faz propaganda de causas vitoriosas e oferece serviços exclusivos da advocacia. Os fatos foram constatados por inquérito policial.

Suspensão das atividades Ciente dos eventos, a OAB/SE ajuizou ação civil pública contra a Sete Capital e a Justiça Federal em Sergipe determinou que a empresa suspenda no prazo de 24 horas a divulgação de suas atividades em qualquer mídia, falada ou impressa, meio eletrônico ou qualquer outro canal. Em sua decisão, a juíza federal, Telma Machado, estabeleceu ainda que a empresa suspenda, no prazo de 24 horas, as atividades no Estado, tendo em vista que não há regularidade no exercício profissional; e fixou multa diária no valor de R$ 2 mil, em caso de descumprimento.

Mais uma vitória “Mais uma vez a OAB obtém vitória em favor da advocacia e da sociedade. A manutenção da empresa implica em dano social e viola os princípios constitucionalmente assegurados ao cidadão de acesso à justiça e de ampla defesa”, afirma o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss. A conduta de exercício ilegal da advocacia está tipificada no Decreto nº 3.688/41, conhecido como Lei das Contravenções Penais. Segundo Inácio Krauss, a OAB/SE permanecerá vigilante para barrar atividades que maculam a classe e prejudicam a defesa dos direitos de cidadãos.

OPINIÃO

Abolição, uma luta permanente Por Edson Ulisses de Melo, presidente TJSE.

Após completar quase um século e meio (133 anos) da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel abolindo, formalmente a escravidão no país, os negros continuam excluídos do processo social, sem as condições reais de trabalho, educação e preservação da sua cultura e crenças. É preciso estarmos sempre alertas quanto à questão racial em nosso país, em todos aspectos e segmentos da sociedade.

Há pouco a ser comemorado, mas muito a refletir e buscar incansavelmente a abolição diária de todas as formas de discriminação, exclusão e preconceitos. Afinal, vivemos numa nação onde a miscigenação predomina, e não se pode tolerar qualquer forma de preconceito étnico.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 proclamou a censura e reprovação de qualquer forma de discriminação. Antes da Constituição dita cidadã de 1988, em seu artigo 5º condena todas as formas de discriminação e racismo, registra-se a Lei 1390/51 apelidada de Lei Afonso Arinos a primeira a combater o racismo. Além disso, as Leis ordinárias (7.716/1989 e 10.741/2003) penalizam com mais rigor a prática do racismo no Brasil. Os tribunais pátrios têm compreendido a necessidade de avançar no combate ao racismo interpretando a Constituição de forma a democratizar e permitir maior inclusão do negro nas políticas públicas, ainda tímidas promovidas no país.

Para tanto, a promoção de ações e políticas públicas deve ser constante para que a igualdade racial seja definitivamente alcançada.

O Poder Judiciário do Estado de Sergipe, seguindo recomendação do @cnj, vem cumprindo as metas estabelecidas quanto à criação e efetiva atuação no combate e prevenção à discriminação. Foram instituídos e em pleno funcionamento o Comitê da Equidade de Gênero e Raça e a Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação.

Portanto, a *ABOLIÇÃO* da escravatura se faz pela luta e o combate ao Racismo de forma permanente, com a responsabilização de todos: Individual e institucionalmente. A discriminação e o preconceito maculam uma Nação e impedem o exercício pleno da democracia.


*Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

Circuito de lives vai debater as relações étnico-raciais.1ª Live neste sábado, 15, às 19h O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Interétnicas, realiza, no Instagram, o ‘Circuito de Lives: Racismo no Brasil’. Serão três temáticas em discussão: ‘Entendendo raça e racismo’, ‘Brasil e a democracia racial: desvelando o mito’ e ‘Racismo e hierarquias sociais: porque estamos onde estamos?’. “Queremos propor alguns momentos de troca. Vamos construir diálogos abertos, leves e ricos em informações. A ideia é fazer um circuito de lives, para que possamos discutir, aos poucos, temas relevantes dentro das relações étnico-raciais, para irmos elaborando juntes nossas reflexões”, ressalta a psicóloga Barbara Santana Ribeiro, membro da coordenação do GT. A primeira transmissão acontece sábado, 15, às 19h, no IG https://www.instagram.com/Interetnicas/ . O tema será ‘Entendendo raça e racismo’. As convidadas serão as colaboradoras do GT Psicologia e Relações Interétnicas/CRP19, Débora Lima, graduanda em Filosofia, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Heloise Araújo, graduanda em Psicologia, na Universidade Tiradentes (Unit). “Para começar do começo, nosso primeiro bloco de lives vai tratar sobre o racismo no Brasil, passando por uma contextualização, até às especificidades dessa questão por aqui e as implicações sociais desse fenômeno”, finaliza a psicóloga Paloma Silva de Souza, integrante da coordenação do GT Psicologia e Relações Interétnicas.


                           

 

Live hoje, 14, às 19h:
Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil.
Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RdzDmYCs-x4

 

 

 

 


Arthur Matos e Marcia Castro se apresentam no projeto MPB em Movimento. Shows online e gratuitos acontecem nos canais do projeto. Nesta sexta-feira, 14, e no sábado, 15

O projeto MPB em Movimento, que integra as ações do Petrobras Cultural, viaja de modo virtual por cidades do Norte e Nordeste e faz uma parada em Aracaju nesta sexta-feira, 14. O cantor sergipano Arthur Matos faz um show intimista com algumas faixas do álbum “Você”, lançado em 2020, além de outras músicas autorais da carreira. A apresentação acontece às 19h no Instagram @mpbemovimento.

Já no sábado, 15, às 21h, é a vez da cantora baiana Marcia Castro trazer para o público o resultado de suas andanças pelo mundo e experimentações, além da base da música da Bahia que está muito presente em seus trabalhos. O show será transmitido pelos canais MPB Play (www.youtube.com/mpbplay) e Marcia Castro no YouTube.

Na primeira etapa do projeto, que foi interrompida pela pandemia do coronavírus, Mariene de Castro se apresentou na Concha Acústica, em Salvador, com show de abertura da banda ABC do Samba. Já nas cidades de Manaus, Recife, Fortaleza e Natal o cantor João Bosco cantou seus principais sucessos num show intimista. Nestas cidades, os artistas Nicolas Jr (AM), Ganga Barreto (PE), Jota (CE) e Lene Macedo (RN) fizeram os shows de abertura. Para a retomada digital, o projeto mantém a essência de conectar um artista local e uma atração nacional.

MPB em Movimento é uma realização da Caderno 2 Produções com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura – Ministério do Turismo. Em duas décadas integrando o programa Petrobras Cultural o projeto, que anteriormente se chamava MPB Petrobras, já levou a diversas cidades do nordeste grandes nomes da Música Popular Brasileira em mais de 500 shows, 20 cidades percorridas e mais de 1 milhão de espectadores nas apresentações. Agora em formato digital, os shows passam a atingir todo o Brasil.




PELO TWITTER

www.twitter.com/ANPR_Brasil Oito a cada dez brasileiros assassinados são negros. Oito a cada dez mulheres assassinadas são negras. Dois a cada três jovens assassinados pela polícia são negros. Dois a cada três presos são negros. A escravidão tinha cor e o impacto dela é sentido até hoje.


www.twitter.com/ayres_britto Todo militante da imaginação é autodidata, assim
como autodidata é a Vida nessa coisa audaz de nunca se repetir.

www.twitter.com/jgprates A Pfizer ofereceu 18 milhões de doses. O governo recusou. Várias vezes.
Não vacinar significa expor a risco de MORTE todos os que não foram imunizados.
Depois reclamam que chamamos o genocida pelo nome que ele faz por merecer.

www.twitter.com/depfmitidieri Provérbios 16:18 O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda.

‘Enquanto eu for presidente, só Deus me tira daqui’, diz Bolsonaro


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“Pessoas gostam de dizer que a batalha é entre bem e mal. A batalha de verdade é entre verdade e mentira.” Don Miguel Ruiz.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais